Eleições 2016 em Belo Horizonte – Resultado Final

Alexandre Kalil (PHS), um novato em eleições  e que se auto-denominou “não-político” durante toda a campanha eleitoral, foi eleito neste domingo (30/10/2016) prefeito de Belo Horizonte. O resultado final saiu às 19h20, com 97% das urnas apuradas. Veja neste post a trajetória do futuro prefeito Alexandre Kalil bem como a bancada de vereadores para o próximo mandato da câmara municipal de Belo Horizonte.

eleições 2016 belo horizonte

Como já tinha sido percebido nas pesquisas de intenção de votos, a votação foi marcada pelo alto índice de votos brancos (4,85 %), nulos (15,52%) e de abstenções (22,77 %). Esta elevada rejeição do eleitorado foi verificada em outras cidades e traduz o descrédito da população em relação aos políticos brasileiros.

A campanha dos dois candidatos no segundo turno foi marcada por troca de acusações e poucas propostas de políticas públicas. O eleitor se viu no meio de uma guerra e a cada nova acusação o nível de rejeição aos candidatos aumentava.

Foi uma campanha suja pautada em acusações de ambos os lados e o eleitor ficou atônito diante dos discursos raivosos na TV e no rádio. De um lado um candidato se apresentando como “não-político” e colocando em cheque a “velha política”. Do outro lado um político tradicional colocando na pauta do debate as dívidas trabalhistas e o impostos em atraso do empresário.

 

Em debate de segundo turno realizado na TV aberta, João Leite acusou Alexandre Kalil de receber R$ 50 milhões do atual prefeito Márcio Lacerda. O ex-presidente do Atlético Mineiro respondeu dizendo que o tucano empregou familiares na administração pública. “Eu pensava que você fosse outra coisa. Eu até te beijaria”, disse João Leite. “Beijo, se não for de filho, é de gângster ou traidor. Então, não quero seu beijo”, respondeu Alexandre Kalil.

“Você não é pobre, Kalil. Você anda de Land Rover e não paga ninguém!”, criticou João Leite. “O anjo perdeu a asa. A pesquisa atrapalhou tudo”, ironizou Alexandre Kalil, fazendo referência à pesquisa Ibope que o mostrou frente do tucano.

“Você tem 738 títulos protestados e gosta de viver como rico”, disparou João Leite, que citou de forma recorrente ‘Seu Geraldo’, um ex-funcionário de Alexandre Kalil que não foi pago quando demitido.

Alexandre Kalil acusou o tucano de estar envolvido em irregularidades em Furnas. João Leite ficou enfurecido e pediu direito de resposta. O tucano se defendeu falando que a lista citada por Kalil é falsa e comprovada pela Polícia Federal.

O jornalista Rodrigo Cabral perguntou como João Leite poderia enxugar a lista de pagamento da prefeitura se o tucano já fez alianças com várias partidos. João Leite não perdeu a oportunidade para alfinetar seu adversário: “Vou pedir o apoio da Justiça para os empresários que estão devendo pagarem os impostos. E também aceito reduzir meu salário”.

Rodrigo Cabral, dessa vez perguntando para Alexandre Kalil, quis saber a opinião do candidato sobre o posicionamento do presidente do PHS em MG, Marcelo Aro, que votou contra a cassação de Eduardo Cunha. “Não sei nem onde fica a sede da legenda. Acho uma excrescência depender um partido para concorrer nas eleições”, polemizou.

Este foi só um exemplo da tônica que dominou todos os debates no período das eleições. Propostas de políticas públicas ficaram em segundo plano. Resta agora ao eleitor torcer para que o prefeito eleito cumpra as promessas realizadas no período de campanha. Ficaremos de olho. O plano de governo foi devidamente armazenado para acompanharmos o mandato do novo prefeito.

eleicoes belo horizonte resultado final

Virada de Jogo no Segundo Tempo

Tanto Alexandre Kalil quanto João Leite são veteranos do mundo do futebol. Kalil foi cartola e Leite foi goleiro. Ambos acostumados com viradas de jogo a 45 minutos do segundo tempo. Porém, nestas eleições 2016 Belo Horizonte, quem virou o jogo foi o candidato Alexandre Kalil. Os números indicam que Alexandre Kalil absorveu grande parte dos eleitores dos outros candidatos do primeiro turno. O percentual de votantes praticamente dobrou entre primeiro e segundo turno.

eleicoes 2016 alexandre kalil

Já o candidato João Leite obteve apenas 14% a mais do que no primeiro turno. Provavelmente eleitores do candidato Rodrigo Pacheco (PMDB) que declarou apoio a João Leite no segundo turno.

eleicoes 2016 joao leite

O “não voto” ficou à frente do prefeito eleito de Belo Horizonte na disputa do segundo turno. O número de eleitores que deixou de escolher um dos candidatos foi 114 mil a mais do que o total de menções recebidas pelo ex-presidente do Atlético nas urnas.

A apuração apontou que 22,7% do eleitorado belo-horizontino deixou de votar, ou 438.968 pessoas num total de 1.927.456. Foram registrados 230.951 votos nulos e 72.131 brancos. Juntas, essas manifestações políticas representam 742.050 pessoas, 38,4% de todos os eleitores da capital mineira. Número superior aos 628.050 votos recebidos por Kalil, que representará 32,5% do eleitorado. João Leite conseguiu o apoio de 557.356 eleitores, 28,9% dos cidadãos votantes de BH.

Abaixo os percentuais de abstenção, votos nulos e brancos. A variação entre primeiro turno e segundo turno foi relativamente pequena, porém manteve-se alta.

eleicoes 2016 abstencao

eleicoes 2016 votos nulos

eleicoes 2016 votos brancos



Redutos Eleitorais

Alexandre Kalil venceu em 15 zonas eleitorais da capital, enquanto João Leite (PSDB) ficou em primeiro em apenas três.

Na 34º zona, onde estão os bairros Santa Lúcia, Belvedere, Luxemburgo, Santo Antônio, Sion e São Pedro, considerados majoritariamente de classes mais altas, o tucano conseguiu sua maior vantagem sobre Alexandre Kalil, com 63,17% dos votos, contra 36,83%, uma diferença de mais de 27 pontos.

Também na 33ª zona, que engloba bairros como o de Lourdes, Funcionários, Santo Agostinho, além da região da Savassi, Leite ficou na frente com 60,50% contra 39,50% do ex-cartola do Atlético. O candidato do PSDB venceu ainda na 35ª zona, onde moram eleitores do Mangabeiras, Anchieta, Carmo, Cafezal, entre outros. O resultado foi 55,70% a 44,30%.

resultado eleicoes bh

Fonte – Estado de Minas

Alexandre Kalil Eleito

alexandre kalil eleito

Alexandre Kalil (Belo Horizonte, Minas Gerais, 25 de março de 1959), pai de três filhos, é empresário e tem uma história de vida ligada ao futebol. Filho do ex-presidente do Clube Atlético Mineiro Elias Kalil (1980–1985), foi presidente do conselho deliberativo e diretor de futebol, eleito presidente do 51º mandato do clube em 2008, cargo que ocupou até 2014.

Alexandre Kalil cursou Engenharia Civil em Belo Horizonte até o quarto ano de curso. Faltando um ano para sua graduação, deixou a faculdade por precisar trabalhar e passou a se dedicar a obras. Mesmo sem a formação formal de engenheiro, acabou se especializando em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial na prática, e assumiu a Erkal Engenharia junto com seu pai e seu tio, empresa que fez crescer e toca até hoje.

Na política, esta foi sua primeira candidatura. Em 2014 chegou a ser pré-candidato a deputado estadual pelo PSB – mesma legenda do prefeito atual Marcio Lacerda – mas desistiu do pleito. Para justificar a desistência alegou tristeza com a política. “Não nasci para ser político, nasci para ser presidente do Atlético”.

Alexandre Kalil é filiado ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade) e concorreu à prefeitura de belo horizonte pela coligação “Pra BH Funcionar” constituída dos partidos PHS, REDE e PV. No segundo turno a chapa contou com apoio do PC do B que ocupou a vice-candidatura no primeiro turno na chapa de Reginaldo Lopes (PT). Alexandre Kalil ficou em segundo lugar no primeiro turno da eleição na capital mineira com 26,56% dos votos. Disputou o segundo turno com João Leite (PSDB) que obteve 33,4% no primeiro turno.

A campanha de Alexandre Kalil foi marcada por polêmicas do início ao fim. Conforme satirizado pela coluna “O Antagonista“, Alexandre Kalil se revelou como uma mistura de Paulo Maluf, Lula e Donald Trump. Ele disse “roubo, mas não peço propina” e que prefere “bar a igreja” e “dormir com uma taça de futebol do que com uma mulher, porque a taça acorda calada e a mulher, não”.

Polêmicas à parte, Alexandre Kalil é tão conhecido na capital mineira que nem os míseros 20 segundos de que dispunha no horário eleitoral no primeiro turno ou a ausência de um padrinho político o impediram de alcançar o segundo turno. Outro fator que ajudou na candidatura de Alexandre Kalil foi seu discurso antipolítico – à semelhança do de João Doria em São Paulo –, calcado em emplacar a imagem de gestor, mas em versão “homem do povo”. Para entender mais deste fenômeno veja o link abaixo.

  • Eleições 2016: O “Novo” Político
    Posted by Ábaco Líquido on 02/10/2016 at 12:44

    Palavras-chave: novo político Não costumo fazer posts aos domingos mas me dei conta de que o dia das eleições municipais já chegou e não fiz ainda nenhum comentário acerca destas eleições 2016. Momentos importantes como este […]

Às vésperas da eleição de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (pagou o débito que tinha com a prefeitura da capital mineira relacionado ao Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). O candidato disse que vendeu um apartamento para quitar o valor. A dívida do empresário com os cofres públicos foi uma das principais acusações dos adversários durante a campanha. Em entrevista à Rede Globo, o candidato disse que pagou o débito, exceto de um lote que, segundo ele, está em litígio com a Prefeitura de Belo Horizonte por causa de uma desapropriação. A dívida do empresário era de aproximadamente R$ 100 mil.

A ausência de vínculos políticos aparentes deixou o candidato do PHS à vontade para criticar todos, inclusive o atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), que amarga baixa popularidade no final de seu mandato (64% dos belorizontinos desaprovam sua gestão, segundo o Ibope). O mesmo não pode fazer João Leite, já que tanto ele quanto Lacerda são ligados a Aécio. O ex-cartola agregou, assim, também os votos petistas e anti-Aécio na cidade.

Propostas do Candidato Alexandre Kalil


Declaração do Patrimônio de Alexandre Kalil

18,75 POR CENTO DO APARTAMENTO Nº 201 DA RUA PIRAPETINGA, 240, EDIFICIO LALU, BAIRRO SERRA BELO HORIZONTE (Apartamento) R$8.848,15
37,50 POR CENTO DO APARTAMENTO Nº 901 Nº 90 PAVIM DO ED.MONTESANO, NA RUA CURITIBA, 2427 (Apartamento) R$291.468,58
31,25 POR CENTO (12,5 + 18,5 ) DO LOTE 10 QUADRA 28, 13A SECAO URBANA, CASA, AV.BERNARDO MONTEIRO, 448, R-2 – MATRICULA 33270 – PROTOCOLO 75277 – LIVRO (Casa) R$98.023,65
100% IMOVEL SITUADO A RUA ESTOCOLMO NO 53 – BAIRRO TREVO EM BELO HORIZONTE, MATRICULA NO 67.255-L.2-CARTORIO DO 6O OFICIO E REGISTRO (Casa) R$400.817,34
31,25 POR CENTO DO LOTE 11, QUADRA 28, 13A SECAO URBANA AVENIDA BERNADO MONTEIRO,458 REGISTRO 431, FLS 18, CARTORIO 9O OFICIO DE NOTAS (Terreno) R$98.023,65
25 POR CENTO DA AREA DE 1.027,77 M2 RUA PEDRINHAS EM VENDA NOVA BH/MG HAVIDO POR HERANCA DE MEU PAI ELIAS KALIL CPF 055.436.816-15 (Terreno) R$19.431,24
25 POR CENTO DO LOTE 13 QUADRA 27 RUA SALINAS BH/MG HAVIDO POR HERANCA DE MEU PAI ELIAS KALIL (Terreno) R$78.765,91
12,5 POR CENTO DO LOTE 30 QUADRA 79 – RUA YAZIGI – JARDIM LEONOR – BAIRRO MORUMBI EM SAO PAULO/SP (Terreno) R$7.633,70
12,5 POR CENTO DO LOTE 13 QUADRA 18 DO LOTEAMENTO DENOMINADO VILA DO PERO SITUADO NO LUGAR DENOMINADO GURIRI, NA CIDADE DE CABO (Terreno) R$971,56
25 POR CENTO DO LOTE 26 QUADRA 18 DO LOTEAMENTO DENOMINADO VILA DO PERO SITUADO NO LUGAR DENOMINADO GURIRI, NA CIDADE DE CABO FRIO/RJ (Terreno) R$1.943,12
25 POR CENTO DO LOTE 27 QUADRA 18 DO LOTEAMENTO DENOMINADO VILA DO PERO SITUADO NO LUGAR DENOMINADO GURIRI, NA CIDADE DE CABO FRIO/RJ, (Terreno) R$1.943,12
37,50 MEIO POR CENTO LOTE 24, QUADRA 33, BAIRRO CASTELO, BELO HORIZONTE/MG, CONFORME R-3-MATRICULA 9445 PROTCOLO 104117-LIVRO 2 (Terreno) R$11.450,55
18,75 POR CENTO LOTE 12, QUADRA 28 DA AV.BERNARDO MONTEIRO NO 468, 13A SECAO URBANA, REGISTROS NOS R-1 MATRICULA 13341 E 41890 – LIVRO 2 (Terreno) R$58.814,19
50,0 POR CENTO DO LOTE 310, QUADRA N, SITUADO NO LOTEAMENTO OLHOS DAGUA , CONDOMINIO ESTANCIA DAS AMENDOEIRAS EM LAGOA SANTA MG,AREA DE 5.000 (Terreno) R$15.000,00
18,75 POR CENTO DA LOJA 01 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Loja) R$51.159,74
18,75 POR CENTO LOJA 02 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG, RECEBIDO EM DOACAO DE SEUA (Loja) R$51.159,74
18,75 POR CENTO DA LOJA 03 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Loja) R$51.159,74
18,75 POR CENTO DA LOJA 04 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Loja) R$51.159,74
18,75 POR CENTO DA LOJA 05 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Loja) R$51.159,74
18,75 POR CENTO DA GARAGEM LOJA 01 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Outros bens imóveis) R$1.929,20
18,75 POR CENTO DA GARAGEM LOJA 02 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Outros bens imóveis) R$1.929,20
18,75 POR CENTO DA GARAGEM LOJA 03 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Outros bens imóveis) R$1.929,20
18,75 POR CENTO DA GARAGEM LOJA 04 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Outros bens imóveis) R$1.929,20
18,75 POR CENTO DA GARAGEM LOJA 05 DO EDIFICIO MOYSES KALIL, NA AVENIDA GETULIO VARGAS, 620, BAIRRO FUNCIONARIOS, BELO HORIZONTE/MG (Outros bens imóveis) R$1.929,20
LAND ROVER, PRETA MODELO/ANO:2012 CHASSI:SALVA2BG8CH658589 ADQUIRIDO DE TERRA NOVA VEICULOS E PECAS LTDA, FINANCIAMENTO BMG (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$351.996,17
MOTOCICLETA HARLEY DAVIDSON / FLHTC ANO/MODELO: 2008/2009 COR: PRETA PLACA:FLY-2130 RENAVAM: 00200217526 ADQUIRIDO DE MANOEL RODRIGUES (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$53.000,00
MOTOCICLETA HARLEY DAVIDSON/1BX5JE-FLHTC-FAT BOY ANO/MODELO:2014/2014 COR:VIVID BLAK, PLACA: OXK-0909, RENAVAM: ADQUIRIDA DE AVG MOTOD LTFA (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$52.500,00
MOTOCICLETA HARLEY DAVIDSON/1KLJE-FLHTK-ELETRICA GLIDE ULTRA ANO/MODELO: 2014/2014 COR: VIVID BLACK, PLACA: OWX-9990, RENAVAM: 00995554277 (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$81.900,00
MOTOCICLETA HARLEY DAVIDSON/1BW5JE-FLSTC-HERITAGE SOFTAIL CLASSIC ANO/MODELO 2014/2014 COR VIVID BLACK PLACA PUR-0909 (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$54.000,00
AUTOMOVEL MERCEDES BENZ-MODELO SMART FORTWO COUPE 62-ANO 2009/2009 COR PRATA PLACA JSK-8247, RENAVAM 00156425432, CHASSI WMEEJ32W29K288371 (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$58.700,00
LANCHA DE FIBRA DE VIDRO N0-161137-ANO 1.976 (Embarcação) R$138,79
QUOTAS DO CAPITAL SOCIAL DA ERKAL ENGENHARIA LTDA CGC 17.177.015/0001-22 (Quotas ou quinhões de capital) R$55.055,00
QUOTAS DO CAPITAL SOCIAL DA FERGIKAL LTDA CGC 18.793.539/0001-00 (Quotas ou quinhões de capital) R$296.000,00
EMPRESTIMO A ANA LUZIA LAENDER MOURA CPF: 001.219.436-07 (Crédito decorrente de empréstimo) R$60.000,00
EMPRESTIMO A ERKAL ENGENHARIA LTDA CNPJ: 17.177.015/0001-22 (Crédito decorrente de empréstimo) R$275.704,25
EMPRESTIMO A ALKA LOC DE MAQS E EQUIPTOS. EIRELI-EPP CNPJ: 21.001.279/0001-06 (Crédito decorrente de empréstimo) R$69.240,36
ITAU UNICLASS (Depósito bancário em conta corrente no País) R$172,69
BANCO ITAU – PERSONALITE (BLOQUEIO JUDICIAL) (Depósito bancário em conta corrente no País) R$17.673,05
TELEFONE PREFIXO 227-6311 (Outros bens imóveis) R$2.359,49
25 POR CENTO DO DIREITO DE USO DOS TELEFONES 335-3469, 275-3031, 275-3939, 227-4834, HAVIDO POR HERANCA DE MEU PAI ELIAS KALIL CPF 055.436.816-15 (Outros bens imóveis) R$589,87
TOTAL R$2.787.609,13



Doações para a Campanha de Alexandre Kalil

ELIANE SERENO DE MATTOS CABRAL (CPF/CNPJ: 45528446600 – DATA: 14/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.000,00
RALPH SOUSA NILO DE ALMEIDA ARAUJO MARCE (CPF/CNPJ: 03232422608 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$2.000,00
ALESSANDRA DE CASSIA REIS (CPF/CNPJ: 81361181672 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$4.999,00
JOAO GOMIDE LEITE NETO (CPF/CNPJ: 04681954675 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$3.000,00
AFRANIO H (CPF/CNPJ: 09515860687 – DATA: 22/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
MARCO ANTONIO MARTINS PATRUS (CPF/CNPJ: 90124383653 – DATA: 20/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$2.000,00
GIULIANO LAUCAS (CPF/CNPJ: 59534419672 – DATA: 19/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.000,00
FABIANA TEIXEI (CPF/CNPJ: 83673059653 – DATA: 15/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.000,00
GUBIAN ALVAREN (CPF/CNPJ: 66579805668 – DATA: 14/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
HELVECIO NEVES MARINS (CPF/CNPJ: 00872539687 – DATA: 14/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
JORGE SALUM (CPF/CNPJ: 25305840600 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
GUILHERME MIRANDA RAMOS FERREIRA (CPF/CNPJ: 57020418600 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$10.000,00
CAIO MARCIO SALUM (CPF/CNPJ: 22983422615 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
MARCUS VINICUS SALUM (CPF/CNPJ: 30101450630 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
SOLANGE TAVORA CORREA (CPF/CNPJ: 91516323653 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$10.000,00
DANILO FELICIO PEREIRA (CPF/CNPJ: 59191660610 – DATA: 06/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
JOSE TEIXEIRA RODRIGUES (CPF/CNPJ: 17490189691 – DATA: 06/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
ALEXANDRE FERREIRA BRAGA (CPF/CNPJ: 05187913603 – DATA: 06/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$15.000,00
MAURICIO SIGAUD FERREIRA (CPF/CNPJ: 00043176615 – DATA: 06/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$15.000,00
ANTONIO FRANCISCO DE MIRANDA JUNIOR (CPF/CNPJ: 00874934621 – DATA: 05/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
ANTONIO CADAR NETO (CPF/CNPJ: 43256171672 – DATA: 05/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
LUIZ CESAR VILLAMARIM (CPF/CNPJ: 54987954672 – DATA: 02/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
RUBENS MENIN TEIXEIRA DE SOUZA (CPF/CNPJ: 31583660615 – DATA: 30/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$200.000,00
FREDERICO LAVORATO ARANTES (CPF/CNPJ: 06225832637 – DATA: 26/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$100.000,00
PEDRO LOURENÇO DE OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 29373999672 – DATA: 26/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$100.000,00
RODRIGO DINIZ MASCARENHAS (CPF/CNPJ: 45588600649 – DATA: 25/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$20.000,00
TOTAL DE RECEITAS R$539.999,00

João Leite não Eleito

joao leite perdeu

João Leite da Silva Neto (Belo Horizonte, Minas Gerais, 13 de outubro de 1955) é um político brasileiro, filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Teve grande destaque no Atlético Mineiro nas décadas de 70 e 80, atuando como goleiro. Também jogou no Guarani de Campinas, no Vitória de Guimarães, em Portugal e na Seleção Brasileira, quando foi comandada por Cláudio Coutinho e Telê Santana, em 1981 e 1982. Em sua vida de atleta, João Leite foi o jogador que mais vestiu a camisa do Galo: 684 vezes, tendo conquistado 10 títulos estaduais e uma Conmebol.

Natural de Belo Horizonte, João Leite é bacharel em história pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Ao encerrar a carreira de atleta, João Leite dedicou-se à política. Foi vereador por Belo Horizonte e eleito deputado estadual por seis mandatos sucessivos, tendo sido o mais votado do Estado nas eleições de 1998 e 2002.

Como parlamentar estadual, integrou as comissões do Consumidor, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos e Segurança Pública, tendo sido presidente dessas duas últimas. Ainda como legislador mineiro, João Leite presidiu duas comissões parlamentares de inquérito: a do Sistema Penitenciário e a da emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação e foi o relator da Telefonia Móvel.

No primeiro governo de Aécio Neves, assumiu o cargo de secretário de estado de Desenvolvimento Social e Esportes, e foi o responsável por essa nova pasta que integrou as políticas públicas de Assistência Social, Trabalho, Anti-drogas, Direitos Humanos, Criança e Adolescente, e Esportes.

Em 28 de julho de 2016, com apoio do PP, DEM, PPS, PRB e PRTB João Leite foi escolhido como candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte.

Propostas do Candidato João Leite


Declaração do Patrimônio de João Leite

APTO. Nº 1301 NA R. GROELANDIA, 165 – SION BH-MG (Apartamento) R$138.794,55
APTO. Nº 104 NA AV. DO CONTORNO, 900 – CABO FRIO – RJ (Apartamento) R$62.644,13
LOTE Nº 08 DA QUADRA 15 DO BAIRRO VILA CASTELA – NOVA LIMA – MG (Terreno) R$76.500,00
APTO. Nº 201 EDF. PEDRO TAVARES GONTIJO NA RUA FERNANDES TOURINHO, 976 – BH-MG (Apartamento) R$584.500,00
APTO, 303 DO CONDOMINIO DONA MARIA PIANA , NA RUA UBÁ, 369 – FLORESTA – BH-MG (Apartamento) R$360.000,00
CADERNETA DE POUPANÇA ITAU UNIBANCO SA (Caderneta de poupança) R$4.019,53
VEÍCULO HONDA CITY SEDAN 2013 (Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.) R$48.000,00
CADERNETA DE POUPANÇA C. E. F. (Caderneta de poupança) R$2.919,89
CADERNETA DE POUPANÇA OURO BANCO DO BB (Caderneta de poupança) R$1.491,34
APTO NO EXTERIOR EM ORLANDO – EUA, LOCALIZADO NA 2905 EDENSHIRE WAY UNIT (Apartamento) R$404.929,99
PGBL CAIXA VIDA E PREVIDENCIA SA (Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)) R$2.456,97
CONTA CORRENTE ITAU UNIBANCO S.A (Depósito bancário em conta corrente no País) R$10,00
CADERNETA DE POUPANÇA ITAU UNIBANCO S.A (Caderneta de poupança) R$4.019,53
DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE EM VGBL BANCO BONSUCESSO S/A (Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)) R$337,58
CONTA CORRENTE BANCO ALFA S.A (Depósito bancário em conta corrente no País) R$0,04
CADERNETA DE POUPANÇA C. E. F (Caderneta de poupança) R$15,60
CONTA CORRENTE C. E. F (Depósito bancário em conta corrente no País) R$3.271,04
PARTICIPAÇÃO EMPRESA AMERICANA LIMITED LIABILITY COMPANY OPERATIG AGREEMENT (Outras aplicações e Investimentos) R$2.196,90
TOTAL R$1.696.107,09



Doações para a Campanha de João Leite

ANA LUCIA ALMEIDA GAZZOLA (CPF/CNPJ: 37408275649 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.000,00
MARCUS TELES CARDOSO DE CARVALHO (CPF/CNPJ: 48753564634 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$10.000,00
ADER ALVES DE ASSIS (CPF/CNPJ: 02883686149 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Cheque) R$1.000,00
YEHUDA WAISBERG (CPF/CNPJ: 13303198691 – DATA: 20/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$5.000,00
UBIRAJARA PIRES GLÓRIA (CPF/CNPJ: 11892803615 – DATA: 19/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.500,00
UBIRAJARA PIRES GLÓRIA (CPF/CNPJ: 11892803615 – DATA: 20/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.500,00
FLORACI RUTH SILVA RUAS (CPF/CNPJ: 20453213634 – DATA: 16/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$1.000,00
Direção Estadual/Distrital (CPF/CNPJ: 01327965000156 – DATA: 15/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$100.000,00
LUNILDA MARQUES DOS SANTOS ZEPF (CPF/CNPJ: 05691006665 – DATA: 15/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$2.500,00
Direção Estadual/Distrital (CPF/CNPJ: 24059610000129 – DATA: 17/08/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: EstimadoIMOVEL SITUADO A RUA OURO PRETO 846 – BARRO PRETO – BHTE PARA COMITE ELEITORAL) R$50.000,00
FRANCISCO EMILIO BRANDI FELIX (CPF/CNPJ: 42817455649 – DATA: 13/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$3.000,00
ELEIÇÃO 2016 HELENO DE ABREU OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 25657023000102 – DATA: 25/08/2016 – TIPO: Recursos de outros candidatos – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: EstimadoLONA DIGITAL) R$1.637,00
ELEIÇÃO 2016 HELENO DE ABREU OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 25657023000102 – DATA: 29/08/2016 – TIPO: Recursos de outros candidatos – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: EstimadoADESIVO PERFURADO) R$630,00
ELEIÇÃO 2016 HELENO DE ABREU OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 25657023000102 – DATA: 24/08/2016 – TIPO: Recursos de outros candidatos – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: EstimadoINFORMATIVO DO CANDIDATO) R$1.900,00
ELEIÇÃO 2016 HELENO DE ABREU OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 25657023000102 – DATA: 25/08/2016 – TIPO: Recursos de outros candidatos – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: EstimadoIMPRESSÃO EM PAPEL CALANDRADO) R$3.625,00
ELEIÇÃO 2016 HELENO DE ABREU OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 25657023000102 – DATA: 24/08/2016 – TIPO: Recursos de outros candidatos – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: EstimadoCARTOES DE VISITA) R$2.875,00
ANTONIO FARIA LOPES (CPF/CNPJ: 01345613687 – DATA: 12/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$3.000,00
GABRIEL PENTAGNA GUIMARÃES (CPF/CNPJ: 58919597634 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$25.000,00
PAULO HENRIQUE PENTAGNA GUIMARÃES (CPF/CNPJ: 10976671620 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$25.000,00
LUIZ FLAVIO PENTAGNA GUIMARÃES (CPF/CNPJ: 31582265615 – DATA: 08/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$25.000,00
WANDERLEY HUMBERTO GUARDA (CPF/CNPJ: 05692652668 – DATA: 06/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$2.000,00
JOÃO CLÁUDIO PENTAGNA GUIMARÃES (CPF/CNPJ: 22273174691 – DATA: 05/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$25.000,00
SINAI WAISBERG (CPF/CNPJ: 00665010672 – DATA: 05/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$100.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 01633510000169 – DATA: 05/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$300.000,00
PEDRO LOURENÇO DE OLIVEIRA (CPF/CNPJ: 29373999672 – DATA: 24/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$20.000,00
ROBERTO MONTEIRO ROCHA (CPF/CNPJ: 60942240600 – DATA: 19/08/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Depósito em espécie) R$300,00
ROBERTO MONTEIRO ROCHA (CPF/CNPJ: 60942240600 – DATA: 13/09/2016 – TIPO: Recursos de pessoas físicas – FONTE: Outros Recursos – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$10.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 24/08/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$150.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 23/08/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$150.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 15/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$300.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$200.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$200.000,00
Direção Nacional (CPF/CNPJ: 03653474000120 – DATA: 23/09/2016 – TIPO: Recursos de partido político – FONTE: Fundo Partidario – ESPECIE: Transferência eletrônica) R$100.000,00
TOTAL DE RECEITAS R$1.822.467,00

Câmara Municipal de Belo Horizonte

 

camara municipal belo horizonte

 

Vereadores Eleitos em 2016

A Câmara dos Municipal de Belo Horizonte terá 23 novos vereadores a partir de 2017 em relação aos 41 parlamentares da gestão atual – um índice de 56% de renovação. Do total de 41 vereadores da gestão atual, dezoito se reelegeram para um mandato de quatro anos a partir de 2017. A Casa ainda terá a presença de quatro mulheres, ante apenas uma atualmente, e as maiores bancadas formadas por nanicos: PHS e PTN, ambos com quatro representantes.

vereadoras belo horizonte

Novas Vereadoras da Câmara de Belo horizonte – Fonte da Imagem

Bancadas da Câmara Municipal de Belo Horizonte

O legislativo mineiro, que tem atualmente vereadores de 21 partidos, terá no próximo ano representantes de 22 siglas. O crescimento mais expressivo foi do PHS, que atualmente não tem nenhum representante. Além do PHS e do PSOL, mais três partidos que estavam sem representação na Câmara conquistaram espaço no próximo ano: PMN, PR e Novo. Por outro lado, deixarão de ter representantes PV, PDT, PTB e PRP.

A candidata mais votada na capital mineira foi Áurea Carolina (PSOL) com 17.420 votos. Ela vai para o primeiro mandato como vereadora. Esta também é a primeira vez que o PSOL elege representantes em Belo Horizonte. Cida Falabella também foi eleita.

As maiores bancadas ficaram por conta dos nanicos PHS e PTN. Ambos terão quatro vereadores na próxima legislatura. Em seguida, com três representantes, aparecem PSDB, PSB, PTdoB e PMN. O PT conseguiu emplacar dois vereadores (ao todo, a coligação com o PCdoB garantiu três cadeiras a partir de 2017), mesmo número do PSOL e do PMDB.

composicao camara belo horizonte

Composição da Câmara de Belo horizonte – Fonte da Imagem

PSDB/PRB 

Juninho Los Hermanos (PSDB)
Bim da Ambulância (PSDB)
Marilda Portela (PRB)
Jorge Santos (PRB)
Pastor Henrique Braga (PSDB)

PHS 

Gabriel Azevedo
Helio da Fármacia
Wesley Autoescola
Osvaldo Lopes

PTN 

Wellington Magalhães
Pedro Bueno
Eduardo da Ambulância
Flávio dos Santos

PMN 

Carlos Henrique
Nely do Valdivino
Cláudio da Drogaria

PSB 

Professor Wendel
Bispo Fernando Luiz
Álvaro Damião

PTdoB 

Edmar Branco
Orlei
Fernando Borja

PMDB/PSC 

Repórter Rafael Martins
Pastor Altair Gomes
Reinaldo Preto Sacolão

PT/PCDOB 

Pedro Patrus (PT)
Gilson Reis (PCdoB)
Arnaldo Godoy (PT)

PSOL 

Aurea Carolina
Cida Falabella

PSDC/PR 

Catatau da Itatiaia
Irlan Melo

PSD 

Torgal Andrada
Elvis Cortes

PSL 

Léo Burguês

DEM 

Preto

NOVO 

Matheus Simões

PPS 

Pedrão do Depósito

PP 

Jair di Gregório

PROS 

Dr. Nilton

PTC 

Juliano Lopes

Salário dos Vereadores de Belo Horizonte

Eleita com um apoio histórico de 17.420 eleitores, que deram a uma mulher negra e feminista, de um partido de esquerda que nunca havia chegado ao Legislativo na cidade, a maior votação na Câmara de BH, a cientista política Áurea Carolina (PSOL) promete chegar causando. A representante dos movimentos sociais e de rua afirmou ao Estado de Minas que um dos primeiros projetos que pretende apresentar será para reduzir o salário dos vereadores, que hoje é de R$ 15.066,59.

aurea carolina

Áurea Carolina primeira mulher com maior votação na Câmara de BH – Fonte da Imagem

“É um abuso um salário tão alto quando a maioria da população se vira com salários muito baixo. É necessário que o exercício da política como profissão seja um trabalho de cidadania e não coisa para fazer carreira e ficar tão distante da população”, afirmou a vereadora eleita. Áurea Carolina disse que vai estudar tecnicamente um valor a ser proposto, mas acha que dá para reduzir “bastante”.

Para si, a vereadora eleita firmou em cartório a promessa de doar parte do subsídio para servir a movimentos sociais. O coletivo que fundou e ajudou a eleger, além dela, Cida Falabela, das “Muitas pela cidade que queremos”, oficializou a proposta de doar de 40% a 70% do salário, de acordo com a necessidade de cada um. “Vou doar pelo menos a metade”, diz.

Foi subsecretária das Políticas para as Mulheres de Minas Gerais, de onde pediu exoneração, abrindo mão de um cargo com salário de R$ 9 mil por não concordar com os rumos do governo Fernando Pimentel (PT). “Vi que não tinha condições de desenvolver um trabalho lá dentro e preferi voltar para o trabalho autônomo de fortalecer o campo das lutas sociais.”

De lá, ela voltou à coordenação da Secretaria Executiva do Fórum da Juventude da Grande BH, uma entidade da sociedade civil, e ficou até março deste ano, quando saiu para se dedicar integralmente à campanha. Não só a dela, mas a do coletivo que ajudou a criar, o “Muitas pela cidade que queremos”.

O movimento, que tem suas raízes no movimento de ocupação dos espaços públicos impulsionado pelo carnaval de rua e a Praia da Estação, lançou 12 candidatos, conseguindo eleger, além dela, a atriz Cida Falabela.

Vereadores Eleitos em Belo Horizonte

Veja abaixo a lista de vereadores eleitos para a câmara de vereadores de Belo Horizonte em ordem de número de votos decrescente.

vereadores belo horizonte

Fonte 1 e Fonte 2

Tópicos Relacionados

8 comentários sobre “Eleições 2016 em Belo Horizonte – Resultado Final

Comente...