Pare de Jogar o Dinheiro dos FIIs no Lixo!

Você já parou para calcular quantos reais por ano as administradoras de FIIs gastam com envio de correspondências aos cotistas? Se você é cotista de algum FII, tenho certeza que já recebeu e ainda recebe na sua residência correspondências tais como: convocações de assembleias, informe de rendimentos, etc. O custo unitário destas cartas costuma variar de 1 a 10 reais dependendo da urgência da mesma. A boa notícia é que você poderá receber estes informes por e-mail, um meio muito mais econômico e rápido. Mas esta mudança irá demandar uma boa vontade do administrador do fundo e do próprio cotista.

Não sei se lembram mas no final do ano passado coloquei aqui no blog uma chamada para que os colegas cotistas de FIIs entrassem em contato com a CVM solicitando esclarecimentos quanto ao envio de correspondências por parte dos administradores de fundos de investimentos imobiliários. A dúvida que se tinha era: existe a obrigatoriedade do envio físico? Clique na imagem abaixo para acessar o post original.

correspondencias de fiis

A CVM, prontamente, respondeu ao chamado fornecendo o seu parecer sobre a questão:

correspondencias de fiis resposta cvm

Senhor Alexandre, Não procede a informação de que a CVM veda o envio de expedientes eletrônicos aos cotistas. Desde que expressamente previsto no regulamento do fundo, suas informações periódicas podem ser remetidas aos cotistas por meio eletrônico ou disponibilizados por meio de canais eletrônicos (art. 40, §3º, ICVM 472). O mesmo ocorre em relação às informações eventuais (art. 42, §3º, ICVM 472). Ademais, o art. 62 da ICVM 472 prevê que “considera-se o correio eletrônico uma forma de correspondência válida entre o administrador e os cotistas, inclusive para convocação de assembleias gerais e procedimentos de consulta formal”. O envio de informações por meio eletrônico depende de anuência do cotista do fundo, cabendo ao administrador a responsabilidade da guarda de referida autorização. Por oportuno, na hipótese de o senhor desejar alterar um regulamento de FII, de modo a prever expressamente a possibilidade de envio de informações aos cotistas por meio eletrônico, informamos que compete privativamente à assembleia geral de cotistas deliberar sobre alteração de Regulamento (art. 18, II, ICVM 472). A assembleia geral de cotistas pode ser convocada (i) pelo administrador do fundo, (ii) diretamente por cotistas que detenham, no mínimo, 5% das cotas emitidas, (iii) ou pelo representante dos cotistas, observados os requisitos estabelecidos no regulamento do FII. Atenciosamente, Gerência de Orientação aos Investidores 1 COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

O Que Você Cotista Precisa Fazer

Vinha postergando este assunto mas hoje resolvi entrar em contato telefônico com alguns administradores para solicitar o envio eletrônico das correspondências. Todos os colegas cotistas deverão fazer o mesmo, ou seja, entrar em contato com os administradores dos seus respectivos FIIs.

Sei que algumas pessoas preferem receber a papelada em casa mas tenho certeza que a maioria irá preferir o formato eletrônico. Sendo assim, a conduta é só uma: ligar para o administrador e solicitar o envio das correspondências via e-mail. Hoje liguei para as seguintes administradoras:

Credit Suisse Hedging-Griffo

Solicitaram nome do cotista, CPF do cotista e nome do FII para realizar a mudança. O telefone de contato é 0800-558-777.

Banco Fator S.A.

Solicitaram nome do cotista, CPF do cotista e nome do FII para realizar a mudança. O telefone de contato é 0800-7707229.

Oliveira Trust

Solicitaram enviar email para ger2.fundos@oliveiratrust.com.br informando nome do cotista, CPF do cotista e nome do FII para realizar a mudança.

Resta agora ligar para os demais administradores: BTG Pactual, Citibank, Rio Bravo, Geração Futuro, Planner, etc. Peço aos colegas que ligarem para outros administradores colocarem aqui na área de comentários o atendimento recebido.

Grato!

suno research recomendação

19 comentários em “Pare de Jogar o Dinheiro dos FIIs no Lixo!

  1. Pingback: Nova Emissão de Cotas do VRTA11 - Fundo Fator Verità FII

  2. Rad Responder

    Uo,

    venho aqui compartilhar minha resposta do banco fator sobre minha tentativa de mudar para o meio eletronico,

    voce conseguiu alterar?

    O Administrador do Fundo não recebe o cadastro completo, pelo arquivo da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), dos cotistas que operam via Bolsa através de corretora intermediadora.
    Desta forma, não temos acessos aos endereços eletrônicos destes cotistas impossibilitando que os documentos sejam encaminhados desta forma.
    Diante o exposto e no dever fiduciário de tratar todos os cotistas de forma igualitária, o Administrador do Fundo, optou em encaminhar suas correspondências via correio para atender às exigência da legislação vigente.
    No entanto devido a questionamentos, como o do senhor, realizamos uma consulta ao nosso Jurídico no sentido de orientação legal para registros dos e-mails e tão logo recebermos o retorno eu entro em contato e formalizo se for possível este procedimento.

    Atenciosamente.

    Achei estranho pois foi aqui mesmo que vi onde vc conseguiu alterar a forma de entrega das cartas para o email..

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa Thiago!

      Fiz o cadastro, mas me parece ser outro tipo de informação. Vou aguardar os recebimentos.

      Valeu!

  3. André Rezende Azevedo Responder

    Isso aí! Concordo plenamente!

    Agora as administradoras deveriam facilitar isso para quem não tem paciência de ficar telefonando, explicando, esperando…

    Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Ela devem considerar que o custo de TI para adaptar os sites é maior que o custo das correspondências. Na verdade o custo das correspondência é mesmo bancado pelos cotistas, então para elas deve pouco importar.

  4. Rad Responder

    cara obrigado por essa informação.. realmente é muito incomodo o recebimento de varias correspondencias… eu ja nem abro mais e jogo direto no lixo.. vou começar a ligar para esses q vc ja fez..

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Beleza Rad, fala isto e me conte o resultado. Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      kkk. o carteiro que vem aqui em casa todo mês vai ficar chateado.

  5. Zeca Urubu dos FIIs Responder

    É lamentável que o nosso mercado ainda esteja nesse nível, uma coisa banal como essas deveria ser padrão. Ainda bem que temos caras como o Alexandre que tenta fazer alguma coisa em prol do desenvolvimento e da melhoria tanto para os cotista como para os administradores e para o bem do mercado no geral.

    Aperto de mão,
    Z Urubu

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Obrigado pelo apoio Zeca!
      Aliás, é a primeira vez que vejo você por aqui, seja bem vindo.
      Abraço!

  6. Frugal Simple Responder

    Legal Uó, parabens!
    Agora vc não acha melhor a gente mandar um email pedindo pra receber por email?
    Na verdade eles poderiam colocar no site deles um local pra gente deixar nosso email e pedir pra descadastrar a correspondência física.
    É muita carta e muito custo mesmo.
    Abraço!!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Frugal!

      Em um primeiro momento você nem deve mandar e-mail solicitando, deve solicitar via telefone mesmo. Os sites das administradoras não estão preparados para receber este tipo de solicitação creio eu, nem mesmo os atendentes estão. Tem que ligar e explicar, aí irão te transferir para o setor responsável.

      Abraço!

  7. ahchaves Responder

    Excelente Uo!!
    seria interessante colocar as outras administradoras para facilitar o processo!
    Eu mesmo nem sei de cabeça todos eles.

    Seria mt importante que esses informes viessem eletronicamente, pois a grana para pagar as correspondencias poderia vir para o bolso do cotista

    grande abç e bons investimentos!!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Boa Chaves!

      Vou providenciar este levantamento. Cada cotista precisa ligar para pedir o seu. Mas pelo que notei algumas administradoras nem conhecem o processo ou não estão preparadas para o mesmo.

      Abraço!

    • Raphael Responder

      Pois é Uó, meu medo é esse, as administradoras nao estão preparadas pra isso, depois não vem nem pelo correio e nem por email…kkk

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      kkk, por isto não vou pedir de todas, vou ver como vai funcionar com estas três que já solicitei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.