Cartão Pré-Pago

Muitos chamam o cartão pré-pago de “cartão de crédito pré-pago”, porém não é correto. Por definição, o cartão de crédito tem como principal função permitir fazer compras para pagamento posterior, através
de crédito com limite de utilização. O cartão pré-pago é diferente, você primeiro carrega seu cartão com o valor que deseja gastar, e vai consumindo este valor ao longo do tempo.

cartao pre pago

 

 

 

 

O mecanismo traz diversas vantagens de praticidade. Afinal, com um cartão pré-pago é mais fácil manter o controle financeiro. Perfeito para aquelas pessoas que tem dificuldades em manter o equilíbrio ao usar o cartão de crédito tradicional ou estão muito endividadas e precisam estabelecer um limite.

Além disso, como é possível, por exemplo, pagar empregados domésticos, dar dinheiro aos funcionários para fazerem compras para a casa e pagar a mesada dos filhos, o mecanismo se torna uma ótima ferramenta de controle.

Como Funciona

O uso do cartão de crédito tradicional, quando feito de forma planejada e controlada, pode trazer muitos benefícios para o consumidor como controle do orçamento e acumulação de pontos de troca. Porém, muitas pessoas evitam ter um por medo de não saber utilizá-lo e acabar se enrolando em mundo de juros e dívidas.

O que muita gente não conhece é a modalidade de cartão pré-pago. Como o nome já diz, ele permite que o cliente carregue o valor que deseja em seu cartão e vá utilizando até que o limite se esgote. A recarga pode ser feita diversas vezes, com valores variados, de acordo com o desejo e com a disponibilidade financeira do consumidor.

Essa alternativa, diferentemente do cartão de crédito convencional, não opera com faturas recebidas mensalmente, garantindo ao cliente mais comodidade e controle de seu dinheiro. Pode ser a opção ideal para aqueles que têm dificuldade de se organizar financeiramente, oferecendo os benefícios do cartão de crédito sem os riscos de altas faturas no fim do mês.

cartao credito pre pago

Cartão Pré-Pago Corporativo

Um tipo específico de cartão pré-pago é o corporativo. Com ele pode-se organizar de maneira eficiente as despesas da sua empresa. É uma forma de evitar fraudes e gastos impróprios: seus funcionários podem efetuar todo tipo de gastos corporativos, seja com hotéis, transporte, alimentação ou outro tipo de serviços, e você tem, diretamente no celular ou no computador, o registro total de quando e onde acontece cada compra. Alguns cartões possuem um sistema exclusivo para a prestação de contas permite a anexação, via foto, das notas fiscais de cada compra efetuada.

Cartão Pré-Pago Internacional

cartao pre pago viagemUm outro tipo específico de cartão pré-pago é aquele utilizado em viagens internacionais. Ele possibilita a oportunidade de viajar com pouco dinheiro vivo – o que garante mais segurança – e de realizar compras no exterior de forma mais tranquila. Além disso, oferece a comodidade da recarga em casos de urgência ou para gastos não previstos. Pré-carregados em moedas estrangeiras, eles permitem que o viajante já saiba de antemão quanto vai gastar em uma viagem. Podem também ser usados para saques em moeda estrangeira e na função débito.

Uma vantagem do cartão pré-pago sobre o cartão de crédito é que o viajante pode “travar” o valor da sua viagem, assim como a compra do dinheiro em espécie. Ao comprar a moeda estrangeira ainda no Brasil, tanto em espécie quanto no cartão, o viajante já sabe exatamente quanto vai gastar na viagem. Por outro lado, uma desvantagem é que há cobrança de taxa para saques no exterior na moeda local. Pode ser cobrada taxa de inatividade.

Cartão Pré-Pago Presente

Os cartões-presente das lojas já são bem conhecidos. Eles concedem ao presenteado o direito de comprar um produto naquela loja pelo valor carregado no cartão. Mas quem não quiser restringir as opções do presenteado pode simplesmente comprar um cartão presente pré-pago, que pode ter visual customizável e ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão. Contudo, diferentemente de outros tipos de cartão pré-pago, geralmente não permite saques nem recarga.

Vale a Pena ter Um?

Se você entendeu a diferença entre o cartão pré-pago e os cartões de débito e crédito, é bom ficar de olho nas tarifas cobradas pelas emissoras dos cartões e saber os benefícios que cada uma delas oferece. As principais características são comuns a todos, mas alguns oferecem funcionalidades diferentes para tentar atrair mais clientes. O custo deve ser um critério na hora de o consumidor escolher um dos operadores. A seguir algumas taxas praticadas…

Cartão Adesão Mensalidade Recarga Saque Limite Mensal Carga
 Acesso  14,90  5,00 2,50  7,50 5.000
 BOM+  13,90  1,70 4,50 7,50
 Ourocard  10,00 5,00 5,00
 Young Card Bradesco 5,20 2,90 2,00 5,00 5.000
 ContaSuper 14,90 5,90 4,90
 BRB 10,00 2,50 5,50 3.000
 Itaú 15,00  4,50 15,00

Atualizado em 06/09/2016

Como Fazer

A maioria dos emissores permite a solicitação do cartão pela internet. O cadastro é feito online e o cliente recebe o plástico em casa em alguns dias. Não é necessário ter conta em banco e a maioria das operadoras não impede a aquisição por consumidores com restrição no crédito.

cartao mesada

Há ainda outras formas de adquirir os cartões. No caso do ContaSuper, por exemplo, é possível obter o plástico em vending machines (máquinas como as que vendem chocolates ou livros) localizadas em estações do metrô de São Paulo e depois fazer o cadastro na internet. O cadastro e a solicitação também podem ser feitos por meio de aplicativos de celular.

O Bom+ funciona, ao mesmo tempo, como uma espécie de “bilhete único” e cartão pré-pago: pode ser usado em compras e para pagar passagem de ônibus e trens em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Ele pode ser encontrado em vários pontos de venda credenciados, como terminais de ônibus.

Como Recarregar

A forma mais comum de creditar saldo nos pré-pagos é pela internet, por meio do próprio site da operadora do cartão. O pagamento pode ser efetivado por débito em conta, boleto bancário ou TED. Vale lembrar que essa última operação pode ter um custo, dependendo do tipo de conta-corrente que o consumidor tiver, enquanto as outras opções são gratuitas para o cliente. O procedimento pode variar de acordo com a operadora do cartão.

Principais Usos

cartao pre pago uso

 

Veja também…

> Segunda Via da Fatura
> Cartão de Crédito sem Anuidade
> Cartão Nubank
> Cartão Digio

Tópicos Relacionados

2 comentários sobre “Cartão Pré-Pago

Comente...