Cartão de Crédito Anuidade: Livre-se Dela!

Cartões de crédito são instrumentos muito práticos e se usados com sabedoria nos permitem controlar melhor o orçamento além de acumular pontos e milhas bem como parcelar os gastos de forma
otimizada. No entanto, manter um cartão para quem faz pouco uso pode ser um ônus maior que as vantagens oferecidas. Por isso, ficar livre das anuidades é fundamental para que o cartão realmente
valha a pena ao consumidor.

cartao de credito sem anuidade

 

 

 

 

 

 

Nos últimos anos, os cartões de crédito se tornaram um dos  principais meios de pagamento para os brasileiros. A maioria das administradoras de cartões, contudo, cobra a famigerada taxa de anuidade que pode variar de R$ 200 a R$1.200. O que muitas pessoas não sabem é que muitas vezes é possível conseguir a isenção dessa taxa ou pelo menos um bom desconto.

Anuidade de Cartão de Crédito

Quando o banco libera um cartão de crédito para um cliente, ele pode cobrar uma taxa para o uso do cartão, chamada de anuidade. De acordo com o Banco Central do Brasil, órgão que regula todos os bancos do país, não é proibido cobrar essa taxa e o pagamento pode ser feito à vista ou em parcelas mensais.

O valor cobrado é tido como inútil por muita gente, pois não retorna nada para o consumidor; muito pelo contrário, tira dele. A anuidade não aparece logo à primeira vista na conta. Quando você ativa seu cartão, apenas um ano depois do primeiro uso é que é feita a cobrança.

É importante lembrar que você não precisa pagar a anuidade se não quiser. A melhor forma é procurar cartões que não cobrem essa taxa, ou se você não quer dispensar o cartão já adquirido, é válido negociar a taxa da anuidade. Muitos bancos cedem nesse sentido para, obviamente, conquistar o cliente. Basta um pouco de boa vontade de ambos os lados.

  • Cartão American Express – Reclamações
    Posted by Ábaco Líquido on 19/10/2016 at 17:36

    Reclamações do Cartão de Crédito American Express Confira aqui as principais reclamações dos consumidores sobre o cartão de crédito American Express.         O cartão de crédito American […]

  • O Programa de Pontos do Nubank Compensa?
    Posted by Ábaco Líquido on 18/10/2016 at 19:43

    O cartão de crédito queridinho do Brasil em breve lançará oficialmente no mercado o programa de pontos Nubank Rewards. Por enquanto só alguns usuários receberam o convite para experimentar a nova funcionalidade. A pergunta que fica é: compensa […]

  • Cartão Porto Seguro – Reclamações
    Posted by Ábaco Líquido on 18/10/2016 at 10:51

    Reclamações do Cartão de Crédito Porto Seguro Confira aqui as principais reclamações dos consumidores sobre o cartão de crédito Porto Seguro.         Na aquisição da primeira bandeira o primeiro ano é […]

Conheça seus Direitos

Se você recebeu um cartão de crédito e não efetuou o desbloqueio então não poderá ter a anuidade cobrada. A administradora que cobra a tarifa de anuidade quando o cliente não efetua o desbloqueio do cartão de crédito está indo contra o Código de Defesa do Consumidor. O contrato do cartão é entregue junto com o material que acompanha o produto, desta forma, o cliente te a opção de  desbloquear ou não cartão.

Fique atento:

  • A anuidade só poderá ser cobrada a partir da data do desbloqueio do cartão;
  • Caso o cliente solicite um cartão adicional ele pode estar sujeito a uma cobrança extra de anuidade;
  • Se houver o cancelamento e o cliente tiver pago anuidade antecipada, ele tem direito ao reembolso referente ao período que não foi utilizado.

O desbloqueio de um cartão funciona como uma assinatura do contrato. Ao desbloquear, o  cliente estará aceitando o contrato do cartão de crédito e, portanto, efetivando a  aquisição do produto. O cliente que for tarifado antes do desbloqueio deverá entrar em contato com a administradora e contestar a cobrança. Além disso, ele pode denunciar aos órgãos de defesa do consumido como o Procon.

Negociação da Anuidade

O processo de negociação para isenção da taxa de anuidade deve ser realizado com calma. Lembre-se que você é o cliente e leva certa vantagem se for cliente antigo e tiver alto volume de utilização do cartão.

Ligue no número de atendimento do cartão e pedindo para falar com o setor responsável por anuidades. Lembre-se que o atendente sempre menciona os benefícios do cartão. Não interrompa pois faz parte do protocolo de atendimento. Ao final, diga que você não utiliza os benefícios e o mais importante para continuar com o cartão é obter a isenção da anuidade.

Você deverá usar os argumentos tradicionais:

  • O volume de gastos do seu cartão é considerável e por isto você é um cliente importante para a empresa;
  • O mercado atual oferece opções de anuidade zero sem necessidade de utilização mínima mas mesmo assim você deseja permanecer com o cartão atual porque gosta do banco e do atendimento, mas não faz sentido continuar pagando anuidade;
  • Um amigo ou familiar conseguiu a isenção da anuidade, então você também poderá conseguir;
  • Você é um cliente antigo e paga sempre sua anuidade dia. Se tiver um bom volume de investimentos no banco é fator positivo, fale isso também para o atendente ou ligue para o seu gerente, você poderá conseguir a isenção também por um outro caminho.

É de praxe que durante a conversa o atendente ofereça descontos. Não aceite e continue insistindo para não pagar a anuidade. Lembre-se que os atendentes são treinados para vencer o cliente no cansaço, e será importante você ter calma e tempo disponível. Uma boa dica é ligar várias vezes, então não deixe para iniciar as negociações na véspera do mês de cobrança da anuidade.

cartao de credito anuidadeDurante a negociação, algumas administradoras oferecem descontos na anuidade usando seus pontos de fidelidade. Fique atento e recuse esta oferta também. Caso o atendente não conceda a isenção e esteja irredutível, peça para falar com o supervisor e volte aos argumentos iniciais.

Se você conseguiu a isenção mas mas alguma parcela da unidade já foi cobrada ela pode ser estornada. Cobre então o estorno.

Se você não conseguiu a isenção mesmo ligando várias vezes e utilizando todos os argumentos possíveis estão está na hora de cancelar o seu cartão. Não hesite, o mercado está a seu favor com opções de anuidade zero, definitivamente não é bom negócio ficar refém das anuidades.

Não deixe de ver este artigo: Cartão de Crédito com Anuidade Grátis! Ele será útil para quem não conseguiu a isenção da anuidade.

Tópicos Relacionados

Comente...