Como Criar um Blog de Sucesso

Como criar um blog de sucesso? Você encontrará neste post as principais dicas para dar início a esta fascinante atividade no mundo virtual. Qual a vantagem de ter um blog? São muitas, posso citar algumas como satisfação pessoal, interação com pessoas do mundo todo que possuem interesses similares aos seus, aprendizado constante, posicionamento da sua marca ou do seu nome no nicho de mercado onde atua, monetização através de publicidade, dentre outras. Seja você uma pessoa jurídica ou física, ter um blog no mundo atual é um diferencial. 

Há quatro anos iniciava um blog chamado Blog d’Uó! (blog do Uorrem Bife). O objetivo inicial era escrever sobre investimentos financeiros. O próprio nome do blog veio de uma brincadeira com o nome do mega investidor Warren Buffett. Porém, o tempo passou e os assuntos tratados no blog tornaram-se mais amplos. Em função da diversificação dos assuntos discutidos e também objetivando usar uma plataforma mais avançada de postagem, iniciei este novo projeto batizado de Abacus Liquid. Em poucos meses este site/blog tornou-se um sucesso de público e por isto irei compartilhar com os leitores as dicas básicas que segui para alcançar este feito.

Blogosfera Financeira

O Investidor Defensivo foi o primeiro blog da blogosfera de finanças que tive contato. Lembro-me que na época estava meio perdido em relação  à estruturação de uma carteira de investimento em ações e, pesquisando na internet sobre este tema, me deparei com o blog dele.

Naquela ocasião, através do Investidor Defensivo, tive contato com outros blogs da blogosfera e aos poucos comecei a interagir com o pessoal até que criei o meu próprio blog focado em investimentos. Daquela época para aos dias de hoje a comunidade cresceu, alguns colegas abandonaram os blogs, porém novos membros aparecem a cada mês.

Criei neste novo site uma área dedicada à blogosfera financeira. Clique aqui para acessar a página principal desta área. Postarei frequentemente informações sobre os colegas que fazem parte desta comunidade. Nesta seção você encontrará também o link para os últimos posts dos colegas.

Blog de Sucesso

Muitos colegas me questionaram o motivo de abandonar o Blog d’Uó! já que o mesmo possui uma posição consolidada na comunidade e boa visibilidade nos mecanismos de pesquisa dos buscadores (veja abaixo as estatísticas da última semana do blog)…

como criar um blog

Como pode ser visto na figura acima, o blog possui uma média de mais de 2.000 acessos diários (sem novos posts). A maior parte dos acesso é proveniente do Google como localização geográfica no Brasil. A figura abaixo mostra as estatísticas totais do blog desde a sua criação. No último mês o blog obteve 64.454 acessos e o número de acessos totais desde a sua criação é de 962.078 sendo que o post mais acessado possui 36.215 acessos.

como criar um blog

Porém, a plataforma Blogger na qual o blog antigo foi implementado, começa apresentar uma série de limitações quando deseja-se tornar o blog mais profissional com a implementação de mecanismo de navegação entre páginas, implementação de técnicas SEO, dentre outras funcionalidades mais avançadas. Sei que é possível implementar um blog com caráter profissional na plataforma Blogger, um exemplo é o blog Viagem Lenta. Contudo, é inegável a superioridade da plataforma WordPress para criação de sites/blogs.

Como Criar um Blog de Sucesso

Preste atenção nas dicas a seguir, nenhum detalhe pode passar desapercebido. Este é o início de uma série de posts intitulada Dicas para Blogueiros onde irei ajudar os colega blogueiros e aspirante a blogueiros a alcançar sucesso nos seus projetos digitais. Não é e-book nem curso pago, é apenas o compartilhamento através de posts de técnicas simples que tenho utilizado no meu dia-a-dia com significativo sucesso.

blog de sucesso

Escreva Títulos de Impacto

Os títulos dos posts são essenciais no quesito de como criar blog de sucesso. Eles funcionam como um cartão de visitas para que o leitor se interesse pelo assunto da postagem. Deve-se colocar no título do post as palavras-chave do assunto (pelo menos as principais) sem deixar, contudo, de produzir algo atraente e intrigante aos olhos do público. Lembre-se de que a linguagem de um blog precisa ser mais próxima do leitor, portanto, não tenha medo de propor títulos diferentes e divertidos. As chamadas também vão ajudar na SEO (Search Engine Optimization) do seu blog.

Dica do autor: Evite clickbait. No início deste site andei cometendo alguns erros como este. Existe uma linha tênue entre título de impacto e clickbait. Seja honesto com seu leitor caso queira cativá-los.

Publique Imagens Relacionadas

É importante colocar em cada post pelo menos uma imagem relacionada ao assunto. A imagem de destaque do post, em conjunto com o título, serão o chamariz para atrair atenção do leitor. É preciso prestar atenção aos aspectos técnicos (qualidade, tamanho e formato da imagem), estilo (foto, desenho), e também dos direitos autorais e de cópia. Para facilitar, existem muitos bancos de imagem, pagos e gratuitos, com uma enorme seleção para todos os gostos, estilos e bolsos. Sem dúvida, imagens são fundamentais na arte de como criar um blog de sucesso.

Dica do autor: Use imagens de alta resolução mas leves de carregar. Dê preferência pelo formato “jpg”. Não se esqueça de nomear as imagens com palavras-chaves do artigo e de inicializar o atributo “alt” da imagem com palavras relacionadas ao conteúdo do artigo.

Cuide do seu Conteúdo

Blogs de sucesso obedecem uma regra simples quando o assunto é visualização e frequência de postagens: poste sempre que puder sem sacrificar a qualidade do conteúdo. É importante manter vivo seu blog com postagens frequentes mas sempre trazendo novidades para o leitor.

Dica do autor: Antes de criar um blog lembre-se que com a publicação de um blog você se compromete em entregar conteúdo constante aos seus leitores e eles sempre esperam o seu melhor. Criar posts do tipo “encher linguiça” irá afastar seus leitores rotineiros.

Revisite o Conteúdo Antigo

Não abandone seus posts antigos, acesse-os e analise os dados, avalie como as palavras-chaves estão performando e, se necessário, re-otimize seu post para que ele dê uma nova alavancada. Procure também linkar posts novos com posts antigos sobre o mesmo tema, assim fornecerá mais informações ao leitor gerando também mais tráfego para seu blog. Seus posts antigos são seus ativos, não fazem parte do passado, são parte do presente de quem cai no seu blog. Como criar um blog é revistar sempre seus posts antigos.

Dica do autor: Este post que você está lendo foi o segundo post deste site e agora estou revisando e republicando. Revisar e republicar posts antigos é uma estratégia poderosa mas geralmente negligenciada pelos blogueiros. Se o assuntos é interessante e atual sempre é bom trazer ao público novamente. Uma revisão a cada ano me parece ser um prazo interessante.

Crie uma Rotina

Ter uma rotina de publicação é uma das melhores coisas que podem existir na vida de um blogueiro ou produtor de conteúdo online. Isto ajuda acostumar o seu público, sua mente como também os próprios robots do Google, melhorando assim a velocidade de indexação do seus artigos. Abaixo um exemplo de rotina de publicação…

Diariamente

  • Faça postagens em redes sociais como Facebook, Twitter e Google Plus;
  • Responda os comentários dos leitores;
  • Interaja em grupos específicos em fóruns, grupos de Facebook, etc;
  • Faça comentários em outros blogs.

Semanalmente

  • Escreva pelo menos um novo post;
  • Navegue por outros blogs e sites para se atualizar e situar nas tendências atuais.

Mensalmente

  • Revise e republique pelo menos um post antigo
  • Publique um post de grande utilidade pública e faça a publicidade paga deste post no Facebook;
  • Faça um vídeo ou um infográfico de conteúdo.

Utilize Técnicas SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que em português é conhecido como otimização de sites. Você pergunta, que tipo de otimização? Para sites de buscas, como o Google e o Bing. Otimizar sua página para as ferramentas de busca quer dizer que seu site terá mais relevância e será melhor colocado nos resultados de busca sempre que certas palavras-chave forem utilizadas como o termo da pesquisa. Falarei mais sobre este tema em um post futuro de como criar um blog.

Dica do autor: Técnicas de SEO ainda são importantes mas já foram muito mais no passado. Os atuais algorítimos dos buscadores evoluíram muito e já conseguem “entender” o que são artigos relevantes. Então se esforce na criação de posts que agreguem valor aos leitores e não apenas nas já manjadas técnicas de SEO. Desta forma, a cada novo post, você obterá mais e mais leitores.

Implemente um Design Responsivo

O design de um blog de sucesso deve ir além de um bom template e um punhado de imagens e textos inspirados. É preciso que ele seja de fácil acesso para diversas plataformas e navegadores, seja no computador ou no smartphone.

Dica do autor: Jamais deixe de testar seu blog ou site em smartphones. Quase metade do meu tráfego atual é proveniente de dispositivos mobile.

Compartilhe nas Redes Sociais

Qual é a principal característica das redes sociais? A enorme interação que existe entre usuários em uma rede repleta de compartilhamento de informações, novidades e, acima de tudo, oportunidades de conversão. Para um blog de negócios, as melhores opções são o Facebook e Twitter. Após ler um post, seu visitante poderá compartilhar com todos seus amigos sobre o incrível conteúdo que ele acabou de ler em seu blog.

Dica do autor: Imagine que sua fan page é possivelmente o canal mais direto de contato que seu leitor possui com você. Poste com frequência os conteúdos que você produz, deixe que a notícia se espalhe e acompanhe o desenvolvimento.

Seja Útil

Você pode escrever os textos mais impecáveis, ter um design requintado, implementar técnicas SEO, compartilhar nas redes sociais e mesmo assim não ter um blog de sucesso. A resposta pode ser simples: provavelmente você não está sendo útil. Seja o seu objetivo criar um blog para a sua empresa ou para dividir conhecimentos sobre um determinado assunto, é preciso entender quais as principais perguntas e dúvidas do seu público a esse respeito. E a partir daí respondê-las da forma mais simples e direta possível.

Dica do autor: Fique atento às perguntas dos leitores e também às suas próprias dúvidas pessoais. Os artigos mais acessados deste site foram criados para responder perguntas dos leitores e também as minhas próprias dúvidas.

Interaja com seu Público

Vejo muitos blogs por aí em que o dono não se dá ao trabalho de responder questões dos leitores ou mesmo agradecer um comentário. Se deseja ter um blog “vivo” em que os leitores antigos estão sempre retornando é muito importante interagir através dos mecanismos de comentários. Não seja preguiçoso, responda todos, mesmo que demore um pouco para analisar a questão.

Dica do autor: Incentive os leitores a deixarem comentários no seu post. Faça perguntas interessantes para que os mesmos deixem suas opiniões.

Seja Sucinto e Direto

Vivemos na era do excesso de informação e por isto ninguém tem tempo sobrando para ler textos gigantescos. A maioria das pessoas não tem paciência para grudar os olhos numa tela de computador e ficar lendo por muitos minutos. Portanto, escreva pouco. Fale o suficiente. Faça um texto com muitos parágrafos e divida as suas idéias criando sub-títulos. Lembre-se daquela velha frase: “uma imagem vale mais do que 1.000 palavras”, então procure também utilizar figuras e gráficos nos seus posts.

Dica do autor: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”.

Publique Vídeos

Um vídeo interessante que você encontrou pode render um post sensacional. Internet não é só texto e imagem e cada vez mais as pessoas estão procurando informações da forma de vídeos. Se você possui um canal no YouTube em que posta vídeos frequentemente não deixe de postar os vídeos no seu blog, desta forma estará gerando fluxo para o seu canal e alimentando seu blog com novidades.

Dica do autor: Assine e siga os canais de You Tube dos principais formadores de opinião do seu nicho de atuação. Publicar vídeos destas pessoas é bom tanto para você quanto para eles.

Analise o Desempenho

Não basta criar um bom título, escolher uma imagem bonita e escrever um bom texto. É importante analisar o desempenho geral do site. Atualmente, existem diversas ferramentas gratuitas que te auxiliarão na interpretação destes dados. O Google Analytics pode te fornecer informações relevantes, entre elas:

  • Posts mais acessados;
  • Palavras-chave de entrada mais utilizadas;
  • Principais origens de visitantes;
  • Tempo de permanência dos leitores.

Dica do autor: Ao estudar estes dados fornecidos você consegue garantir informações importantes que, se modificadas, podem resultar em melhorias consideráveis em números para seu blog. Falarei mais sobre este tema em um post futuro.

Preste Atenção no Português

Antes de publicar um post pare para revisar por alguns minutos, procure por erros de português com atenção. Após publicar faça uma nova leitura pois sempre fica um errinho para trás. Ocorrerá casos em que mesmo revisando 10 vezes o texto ainda conterá um erro ou outro. Se algum leitor lhe advertir quanto ao erro seja humilde, corrija e agradeça a contribuição sem acanhamento porque todo mundo erra.

Dica do autor: Eu mesmo cometo vários erros de português, minha esposa costuma me alertar ao ler os posts. Sugiro que você tenha um revisor, pode ser a esposa/marido, irmão/irmã, ou mesmo um estagiário.

Registre um Domínio

Imagine que você está pesquisando na internet sobre carros usados e encontre dois endereços: carrosusados.blogspot.com.br e carrosusados.com. Qual dos dois endereços, em um primeiro momento, você dará mais crédito? Um domínio registrado irá passar ao leitor um ponto de credibilidade a mais e por isto pode valer a pena ter este custo financeiro fixo.

Dica do autor: Procure blindar seu domínio, isto é, se registrar o “.com.br” registre também o “.com” ou mesmo o “.net”. Desta forma evitará que alguém crie um site similar ao seu.

Contrate um Serviço de Hospedagem Confiável

Se tem algo que deixa o leitor irritado é um site lento ou um site fora do ar. Por isto, caso decida hospedar seu blog em um servidor de mercado, procure por opções que forneçam uma boa disponibilidade de recursos.

Dica do autor: Tome cuidado comas hospedagens baratas. No início você não precisará de muitos recursos computacionais, mas caso seu blog/site cresça será importante gastar um pouco mais com uma boa hospedagem.

Foque em um Assunto

Tem blogueiros que criam um blog sobre tudo, escrevem sobre tudo tipo: produtividade, desenvolvimento pessoal, marketing digital, como educar os filhos, direito penal e emagrecimento tudo no mesmo blog e qual o motivo? Querem vender produtos afiliados! Mas fazer dessa forma é um grande erro. Lembre-se sempre conteúdo define audiência. Então se você quer criar um blog de saúde para vender produtos afiliados ou então se no caso você é um especialista nisso, segmente sua audiência o máximo possível por exemplo.

  • Nível 1 – Blog de Saúde
  • Nível 2 – Blog de Saúde sobre emagrecimento
  • Nível 3 – Blog de Saúde sobre emagrecimento através de musculação

Dica do autor: Observe que se você for entrar na concorrência de blogs de saúde você é 1 em 1 milhão. Também observe que quanto mais segmentado e específico seu blog é, mais fácil é para você se posicionar no mercado e mais relevante o seu conteúdo será para o seu público.

Use o WordPress

Geralmente o blogueiro entra no mundo virtual através da plataforma Blogger. A princípio é uma plataforma mais amigável para quem entende pouco de informática. Porém, oferece uma série de limitação. A grande vantagem da plataforma WordPress são os inúmeros plugins disponíveis que facilitam a vida do blogueiro. Eu comecei blogando pelo Blogger, fiquei mais de 10 anos lá, mas com poucos meses utilizando a plataforma WordPress posso falar que é a mais indicada atualmente.

Dica do autor: Se você não tem certeza se a atividade de blogueiro é sua praia, então comece pelo Blogger. Caso tome gosto pela coisa, crie um novo projeto no WordPress. Tenho certeza que não se arrependerá. Ao criar um site “profissional” não abandone seu blog amador, ele tem seu valor. Eu mesmo fiquei 1 ano sem postar no meu antigo blog mas percebi não poderia simplesmente abandoná-lo.

Seguem alguns números para demonstrar que as dicas dão resultado:

como criar um blog de sucesso do zero

Estatísticas do Web Informado em 2017: Quase 800.000 acessos

como criar um blog de sucesso absoluto

Estatísticas do Abacus Liquid em 2017: Mais de 2 Milhões de Acessos

como criar um blog de sucesso adsense

Faturamento AdSense dos Sites Neste Mês Até a Manhã de Hoje (10/10/2017)

Espero que este post tenha sido útil para você, caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de postá-la na área de comentários. Terei satisfação em responder. Se eu não tiver a resposta irei pesquisar e talvez até criar um novo artigo a respeito. E caso tem se deparado com um erro de português mais grosseiro por favor me avise, rs

suno research recomendação

36 thoughts on “Como Criar um Blog de Sucesso

  1. Autismo na Pratica Responder

    EU COMO SOU, PADRINHO DE UM AUTISTA DEDIQUEI-ME A CAUSA E CRIEI UM BLOG SOBRE O AUTISMO….EXCLUSIVO DESTE TEMA….COM SUAS DICAS QUERO SEGUIR EM FRENTE E ATINGIR MUITA GENTE NESTE NICHO .

    ATENCIOSAMENTE

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Desejo sucesso no seu projeto, qualquer dúvida pode perguntar.

  2. Alemão Responder

    Olá Uó.

    Sou leitor do seu blog e há poucos dias fiz um pra mim com seleção de conteúdo que entendo de qualidade.

    Como este post seu é sobre criar um blog, você permite divulgar o meu?

    Se sim, este é o link:

    alemaoliber.wordpress.com

    Abraço e obrigado.

      • Alemão

        Não pensei muito. Basicamente por outros blogs.

        O blog é pra ser só por hobbie.

        Não vou criar muito conteúdo. Basicamente selecionar e indicar conteúdo que eu entenda relevante.

        Abração e parabéns pelo trabalho.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Beleza, vou incluir seu blog nos próximos mapeamentos. Abraço!

      • Alemão

        Dei uma organizada nos widgets de blogs. Quando puder e quiser dá uma olhada pra ver como está ficando.

        Obrigado pelo apoio.

  3. Edilenio Responder

    Excelente conteúdo. Criei recentemente meu primeiro blog e essas dicas irão me ajudar a fazer ajustes com base no que acabei de aprender com esse artigo . Obrigado pelas dicas! Parabéns!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Como assim? O meu domínio é registrado direto no host, não é da Uol.

  4. Rosana Responder

    Gostei das suas dicas, muitas delas usarei em meu blog.
    Eu ainda não havia pensado na importância das imagens nos posts. Usava-as sem muito critério nesse sentido. Boa ideia!

    Sucesso,

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Rosana!
      Bem vinda!
      As imagens deixam a leitura mais agradável, mas precisam estar coerente com o texto. Infelizmente vivemos hoje um mundo totalmente visual, as pessoas já não dão mais tanta importância às palavras como antigamente, e se você quer ser lido(a) precisa chamar atenção de alguma forma. rs
      Abraço!

  5. Investidor de Risco Responder

    Fala Uó!

    Também sofro bastante com o blogger e migrar para o wordpress sempre ronda meus planos… Vou acabar fazendo este movimento também…

    Abraços

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá I.R.
      Estou gostando muito do WP, acho que vale a pena você vir também.
      Abraço!

  6. frugalsimple Responder

    Opa Uo blz?

    Eu comecei logo pelo wordpress pois sei que nos EUA ele é mais forte. Eu queria um dia poder disponibilizar todo o conteúdo do meu blog também em inglês e atingir o público americano. Você tem idéia se existe algum gadget no WP pra fazer isso? Abraço!

    • taze Responder

      Ola Frugal,

      Eu uso o plugin polylang para o wordpress. Basicamente vc tem que escrever o mesmo post nas diferentes linguas que vc for postar.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Obrigado pela indicação Taze.

  7. Rodolfo Oshiro Responder

    Uo,

    Boa… realmente o fluxo de leitores do seu blog é impressionante … podia até sair candidato … boa sorte na nova empreitada!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      haha, o fluxo aumentou muito nos últimos tempos, maior parte vindo do Google, mas noto que o blog não cativa muito, as pessoas entram e ficam pouquinho, mal comentam.
      abraço!

  8. Seu Madruga Investimentos Responder

    Ótimo post!

    Eu particularmente sempre preferi o WordPress, por parecer mais profissional em todos os sentidos.

    No entanto, optei pelo Blogger pois todos os blogs que eu lia na época que criei o meu estavam hospedados lá, então nesse sentido eu fui meio maria vai com as outras.

    Grande abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa Seu Madruga!
      Acredito que a maioria das pessoas começam pelo Blogger, em um primeiro momento ele é mais intuitivo e mais comum, mas depois começamos a esbarrar com certas limitações. Se o objetivo é evoluir na estrutura do site então acabamos indo para o WordPress, mas para a maioria das pessoas, que usam o blog apenas como um passa-tempo, então o Blogger continua atendendo.
      Abraço!

      • André

        Uó, vou entrar nesse debate aqui para perguntar mais detalhes. Não sei se essas perguntas você ainda vai responder nos outros posts. Mas queria entender qual a real limitação do blogger no mecanismo de navegação entre páginas (isso não depende do template apenas?), implementação de técnicas SEO (o que o blogger não permite?), e outras funcionalidades mais avançadas (quais seriam?).

        Eu estou no blogger e estou justamente passando uma fase de pensar o que eu faço com ele. Fico pianinho só ou tento fazer algo mais profissional. Mas eu queria entender a real vantagem nisso, pois vai demandar tempo e paciência para fazer tudo de novo rsrsr.

        Grande abraço!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Olá André!
        Suas dúvidas são muito pertinentes e me ajudarão a preparar os próximos posts. Agora, se você deseja blogar por hobby acho que o blogger atende bem, mas se quer se profissionalizar o WP é o caminho natural, mesmo que isto vá lhe demandar tempo. Eu acabei adiando muito esta migração por preguiça mesmo, e agora o trabalho que terei para reconstruir o tráfego e reconquistar os leitores antigos será bem grande.
        Grande abraço!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Obrigado!

  9. Anônimo Responder

    Seu blog e sem duvida uma historia de sucesso. E você sempre foi uma pessoa bem humorada e nunca demostrou arrogância, ódio, misoginia e outros preconceitos muito comuns em alguns em alguns membros dessa comunidade.
    Também me parece que você curti a vida e não e obcecado por aportar, aportar e aportar.
    Sucesso pra você.
    Não deixe de postar aquelas tabelas com o preço de entrada nas ações e FII.
    Valeu
    Sandman

    • admin Autor do postResponder

      Olá Sandman!
      Fico feliz com este feed-back. Realmente procuro levar com humor o dia a dia aqui porque a vida já é muito austera na real.
      Depois vou criar uma área específica para estas tabelas.
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.