No formulário abaixo você poderá assinar o blog e receber as últimas atualizações diretamente no seu email…

 

Adicionalmente você poderá receber na sua timeline do Facebook alguns artigos publicados. Porém tenha em mente que o Facebook possui um algoritmo que filtra as publicações, ou seja, nem sempre você verá os artigos publicados. Encorajamos assinar o blog na opção acima pois assim você não perderá nada…

 

Outras mídias sociais em que temos presença são o Twitter…

E o Google+…

 

suno research recomendação

9 comentários em “Assine o Blog

  1. João Carlos da Costa Responder

    Queria saber o seguinte: tenho que retificar a minha declaração de IRPF, mas surgiu uma dúvida: “minha esposa não trabalhou no ano de 2016, mas ela está recebendo o seguro desemprego; será que posso declarar ela como dependente?”. E também fiz um empréstimo no meu banco para ajudar meu filho, no valor de 50 mil reais, em dezembro de 2016, tem que declarar esse empréstimo?” .
    Ficarei no aguardo de uma resposta.
    Obrigado.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Boa tarde João!

      Sua esposa pode ser dependente, mas deve declarar o seguro de desemprego dela. O empréstimo do seu filho também deve ser declarado.

      Abraço!

  2. FREDE SANTOS PEREIRA Responder

    Fiz minha declaração em 16/04/17 e está em processamento até então. É possível eu receber no primeiro lote?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Oi Frede!
      Você faz parte do grupo prioritário?

  3. Jcarlos Responder

    Obrigado pela resposta.

    Surgiu outra: Fiz um Empréstimo de R$50.000,00, e queria saber se tenho que declarar este valor na minha declaração?

    Obrigado.

  4. Ábaco Líquido Autor do postResponder

    Bom dia Isis!

    Entendo que você só pode declarar gastos com saúde que você paga para você ou seus dependentes e devidamente informados no seu CPF. Como o dinheiro deste pagamento está cruzado no CNPJ da empresa do seu marido, então provavelmente você teria problemas no cruzamento da Receita. Veja esta questão com um profissional tributário, mas no meu entendimento não pode não.

    Abraço!

  5. Manoel Custódio Responder

    Gostaria de retirar uma dúvida, meu pai tem 92 anos e não declara imposto a muito tempo, minha irmã é sua procuradora, ele me emprestou 40 mil em 2016, para saldar minha dívida com o INSS e sobreviver pois passei o ano todo sem rendimentos, estava e estou desempregado, posso declarar este empréstimo, Quando for pagar como proceder, este dinheiro é uma reserva que que meu pai fez justamente para ajudar quem tiver em apuros mas tenho que devolver. Onde e como declarar.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Boa noite Manoel!

      Se você estiver obrigado a fazer a declaração, então terá que informar esta dívida sim. Deverá informar na ficha de “Dívidas e Ônus” com o código “14 – Pessoas físicas”, os dados da dívida.

      Se o seu pai estiver obrigado a fazer a declaração então ele também terá que informar o empréstimo na ficha de “Bens e Direitos” da declaração do imposto de renda, com o código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”. Nos campos “Situação em 31/12/2015” e “Situação em 31/12/2016”, ele deverá reportar o valor do empréstimo. No campo “Descrição”, deverá informar o nome e CPF do devedor.

      Saiba se você e seu pai devem declarar lendo as regras deste ano…

      http://abacusliquid.com/irpf/quem-deve-declarar-irpf-2017/

      Abraço e boa sorte em 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.