Vacas Leiteiras: Melhores Ações de Dividendos para 2017

Quais serão as melhores ações de dividendos para 2017? Quais são as empresas “vacas leiteiras” da Bolsa de Valores? Quais ações pagarão mais dividendos neste ano? Temos aqui, reunidos em um só parágrafo, 3 milhões de dólares: 3 perguntas de um milhão de dólares cada uma.

Nesta semana publiquei no site Web Informado um artigo que bateu recordes de acessos (link aqui). Neste artigo, apresentei as 20 empresas que mais pagaram proventos no ano de 2016. Foi um estudo bem completo porque analisei todas as empresas de capital aberto da BM&F BOVESPA. Coletei e contabilizei os dividendos e juros sobre capital próprio de cada empresa. De posse destes valores, calculei o dividend yield por ação. Além disto, coletei o Payout Ratio de cada empresa. Realizei o ordenamento decrescente por DY e filtrei os papéis menos líquidos.

Um estudo de certa forma simplório porém bem trabalhoso. No resultado final foi possível identificar as ações de dividendos da bolsa brasileira no último ano. Porém, este estudo em si não quer dizer muita coisa, é um artigo que tem caráter apenas informativo, não há razões para tirar conclusões assertivas para investimentos futuros tendo como base desempenhos passados. Neste post iremos aprofundar um pouco mais neste tema, vamos analisar outros aspectos em torno da metodologia de seleção de ações boas pagadoras de dividendos.

Análise Empírica de Ações de Dividendos

Recentemente me deparei com um anúncio sobre ações de dividendos colocado no ar por uma famosa casa de recomendações brasileira. Esta mesma casa em 2015 pregava o “Fim do Brasil” em um cenário pra lá de apocalíptico mas em 2016 criou uma campanha de marketing intitulada “Tsumoney – O Renascimento do Mercado Brasileiro”.  A chamada de capa desta campanha é: “Após 9 anos hibernando, enfim estamos diante da próxima onda de supervalorização das ações brasileiras”. A propaganda cita ainda uma frase de Mark Twain: “A história não se repete, mas faz rima”.

Em um momento oportuno falarei mais sobre este “Tsumoney”, mas o assunto de hoje é dividendos, mais especificamente ações de dividendos. Usarei, então, o anúncio sobre ações de dividendos publicado pela casa de recomendação para introduzir o assunto. Antes de prosseguir, quero deixar claro que este artigo é meramente informativo e não se caracteriza uma recomendação, mesmo porque não tenho certificação para tal atividade. Também não estou colocando a reputação da casa de recomendação em discussão pois acredito que seja uma empresa séria formada por analistas competentes.

Renda Inesperada Adicional

O anúncio da casa de recomendação começa assim…

3 EMPRESAS irão depositar dinheiro na sua conta em 2017…

vacas leiteiras

Garanta uma renda adicional para bancar as despesas deste ano.

Na mesma página inicial é colocado o seguinte depoimento…

Em novembro caíram R$ 1.057,92 na minha conta. Foi uma receita inesperada, que bancou a matrícula do meu filho na escola. – Renato T.

Ao ler estas primeiras chamadas confesso que tive um susto. A campanha trata de dividendos como renda adicional para bancar as despesas do ano e não para reinvestir nas próprias empresas no longo prazo. OK, trata-se de uma campanha para causar impacto e prender a atenção o cidadão comum que conhece pouco de investimentos.

Mas ao ler o depoimento de “Renato T.” fiquei deveras preocupado: o Renato recebeu uma receita “inesperada” que bancou a matrícula do seu filho na escola. Bom, se a receita foi inesperada concluo que o pobre garoto ficaria sem estudar caso os dividendos (renda adicional) não tivessem pingado na conta. Mas tudo bem, propaganda é propaganda.

Empresas de Dividendos

Tirando as chamadas iniciais que possuem um tom sensacionalista, o anúncio, redigido na forma de relatório, é bem escrito e rico em informações. O leitor que conhece pouco de investimentos terá uma boa introdução ao ler o texto. O analista responsável pelo relatório inicia o assunto discorrendo sobre as vantagens de ser sócio de boas empresas…

Que tal 3 grandes empresas brasileiras depositarem valores recorrentes na sua conta bancária em 2017? Não estou falando de você trabalhar para elas, mas sim delas trabalharem para você. É como fazer parte do quadro societário dessas empresas e elas retribuírem o seu investimento através da distribuição de dividendos. Você conta com diretores supercompetentes, gestores graduados, todos trabalhando pelo seu dinheiro…

Mas quais empresas são estas? Segundo informações retiradas do relatório: a primeira é uma provedora global de soluções para meios de pagamento, sistemas de identificação e segurança. A segunda é uma varejista com retorno sobre o capital investido inferior apenas ao de Louis Vuitton.  E a terceira é uma líder mundial na fabricação de peças em ferro fundido.

O analista é bem enfático em dizer que estas três companhias continuam vendendo seus produtos e gerando receita, mesmo diante da crise atual. Juntas, somaram bilhões de faturamento nos últimos 12 meses. São empresas que geram muito lucro e parte do lucro vai para a conta das pessoas que investem nelas sendo que muitos já são milionários.

Comprar na Baixa

Uma vez apresentado ao futuro investidor as vantagens de se investir em uma empresa boa pagadora de dividendos, o relatório faz uso daquela clássica estratégia de vendas: “crie senso de urgência”…

3 oportunidades extraordinárias de ganhar dinheiro com ações em 2017, sem qualquer especulação. No entanto, você precisa agir rápido. Porque de nada vale saber quais são as top 3 se não aproveitar o momento certo de comprar as ações dessas empresas. A regra de ouro no mercado de ações é comprar na baixa.

Portanto meu amigo, se você quer ter renda adicional para pagar a escola do seu filho a hora é agora. A compra deve ser imediata, não dá para esperar mais. Senão o mercado vai subir e o bonde vai passar.

Critérios para Seleção de Ações de Dividendos

Como informado no mesmo relatório, a seleção das ações de dividendos é realizada pela casa de recomendação através de cinco critérios:

1 – Boa geração de caixa: A geração de caixa de uma empresa pode ter várias origens, a começar pela mais natural e esperada, que se dá através da sua atividade principal, vendendo produtos e gerando receitas. Além disso, é possível gerar caixa via operações não recorrentes, como venda de ativos, aumento de capital via subscrição de novas ações, recebimento de dividendos de empresas nas quais possui participações, dentre outras possibilidades. Empresas boas pagadoras de dividendos devem possuir uma forte geração de receita recorrente através da venda dos seus produtos e serviços, em outras palavras, devem possuir altos lucros.

2 – Baixo endividamento: Via de regra, as empresas se endividam (tomam crédito no mercado) para poderem executar projetos de expansão. Porém, o pagamento dos juros da dívida e não deve comprometer os lucros e a empresa deve ter capacidade para honrar suas dívidas de longo prazo com os lucros futuros. A alavancagem da empresa deve ser saudável e compatível com seu patrimônio e geração de caixa.

3 – Margens de lucros elevadas: Em contabilidade de empresas, o termo “margem” exprime a relação entre o lucro e a receita obtidos pela empresa em um dado período. O indicador mais comum é a margem líquida que representa o lucro líquido que a empresa obtém para cada real em receita líquida. Essa margem ilustra a quantidade de dinheiro que a empresa lucra a cada real de receita obtido depois de pagar todas as suas despesas e impostos. Numa análise simplória, quanto maior a margem de lucro da empresa mais seguro e rentável é o negócio.

4 – Boa previsibilidade de fluxos de caixa: Aqui estamos falando de uma “quase certeza” de que os produtos e serviços da empresa continuarão serem vendidos no mercado sem sobressaltos. Faça chuva ou faça sol, os lucros continuaram consistentes e até crescentes. Isto pode ser alcançado, por exemplo, por empresas localizadas em setores não cíclicos como o de transmissão de energia elétrica.

5 – Barreiras de entrada no negócio: Sabemos que no mercado a concorrência é feroz. Não basta ter um bom produto ou prestar um bom serviço, se surgir uma outra empresa com o mesmo nível de qualidade e oferecendo produtos com preços mais atrativos já é suficiente para ocorrer quedas nas vendas e no faturamento.  Portanto, para não haver grandes ameaças aos lucros futuros, a escolha de empresas que atuam em mercados onde há barreiras de entrada é um fator a ser considerado na análise. Como exemplo, podemos citar as empresas que são verdadeiros oligopólios como a própria BM&F BOVESPA.

Através destes critérios, é montada uma lista de monitoramento, ou seja, o ranking das melhores ações de dividendos mostrado abaixo:

melhores acoes de dividendos

Esta lista vai sendo atualizada em tempo real, conforme as variações da Bolsa. O ranking mostra oportunidades circunstanciais de acordo com as cotações do mercado e os principais alertas são: Compre Já, Comprar, Fique de Olho, Manter e Em Observação.

Vacas Leiteiras

Ok, já entendi tudo. Agora quero ser sócio das empresas, receber “renda inesperada adicional”, pagar a escola do meu filho, e sei que vocês tem critérios bem fundamentados para selecionar as ações. Quero então saber quais são estas 3 vacas leiteiras. Podem me dizer por favor?

Certamente senhor, basta assinar nosso relatório.

Melhores Ações de Dividendos para 2017

Preciso informar que não sou assinante deste relatório nem estou fazendo propaganda do mesmo (não postarei o link). Estou apenas utilizando-o como gancho para montar este post. Mas você neste momento deve estar curiosíssimo para saber quais são estas empresas de dividendos citados no relatório. É fato que eles não dariam os nomes já que o relatório se trata de um anúncio para a venda de uma assinatura. Porém, no mesmo relatório há dicas para você descobrir quais empresas são. Vou deixar aqui os meus palpites, convido vocês a palpitarem também.

#1 – Provedora global de soluções para meios de pagamento, sistemas de identificação e segurança

VLID3Esta aqui está fácil. Provedora global de soluções para meios de pagamento, sistemas de identificação e segurança só conheço uma: VLID3. A Valid é uma empresa de origem britânica e forte influência norte-americana e, atualmente, de capital pulverizado. Seu ramo de produção é a fabricação e o desenvolvimento de tecnologia de meios de pagamento, como cartões e pagamento móvel, incluindo identificação, como impressão de carteiras de motorista. Em sua origem, o foco da companhia era a impressão de talões de cheque e traveller checks, sendo uma das maiores em todo o mundo nesse ramo de atuação.

#2 – Varejista com retorno sobre o capital investido inferior apenas ao de Louis Vuitton

HGTX3Esta aqui eu vou chutar. Temos hoje na bolsa mais de 10 varejistas de capital aberto, porém a que está com maior ROIC (Return On Invested Capital) no momento é a HGTX3. A Companhia Hering é uma empresa brasileira especializada em moda adulta. Seu principal produto, a marca Hering também é sinônimo do grupo empresarial como um todo, que abrange também as marcas Hering Kids (moda infantil), Dzarm e PUC (moda infantil). Fundada pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em 1880, a Cia. Hering é uma das mais antigas companhias brasileiras ainda em atividade. Hering é a palavra alemã que designa o arenque, daí o logotipo da companhia ser composto de dois peixinhos, um simbolizando cada irmão[4]. O controle da empresa ainda pertence à família Hering, que expandiu as áreas de atuação para o varejo e o sistema de franquias. Atualmente existem mais de 400 lojas franqueadas espalhadas por todas as regiões do país, localizadas principalmente em centros de compras e shopping centers e possui 5 lojas virtuais, para as marcas Hering, Hering Kids, DZARM., PUC e For You.

#3 – Líder mundial na fabricação de peças em ferro fundido

TUPY3Esta aqui é quase certeza. Inclusive, se você observar na segunda linha da imagem do relatório, notará no campo “TICKER” o sombreado de TUPY3. Ou só eu estou enxergando isto? rs. A Tupy é uma multinacional brasileira do ramo da metalurgia fundada em 9 de março de 1938 na cidade de Joinville. A companhia conta com cerca de 13 mil funcionários em quatro parques fabris: dois instalados no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e dois no estado de Coahuila, no México (Saltillo e Ramos Arizpe). A empresa atua em mais de 40 países e as vendas para o mercado externo corresponderam a mais de 70% de sua receita. Fabrica componentes em ferro fundido para a indústria automotiva e também itens para aplicação industrial e na construção civil, como conexões de ferro maleável, perfis contínuos e granalhas de aço.

Análise Gráfica das Ações de Dividendos

A fim de termos uma ideia geral dos preços atuais destas três empresas de dividendos, iremos fazer uma análise gráfica dos valores históricos.

VLID3

A VLID3 fechou o pregão de ontem cotada a R$24,80. Atualmente os papéis estão sendo negociados pela metade do valor da máxima histórica de R$52,00 registrada em julho de 2015.

vlid3 grafico

HGTX3

A HGTX3 fechou o pregão de ontem cotada a R$15,83. Atualmente os papéis estão sendo negociados por um valor três vezes menor metade do valor da máxima histórica de R$49,00 registrada em março de 2012.

hgtx3 grafico

TUPY3

A TUPY3 fechou o pregão de ontem cotada a R$12,30. Atualmente os papéis estão sendo negociados pela metade do valor da máxima histórica de R$25,00 registrada em março de 2013.

tupy3 grafico

Análise Fundamentalista das Ações de Dividendos

A fim de termos uma ideia geral dos fundamentos atuais destas três empresas de dividendos, iremos checar os principais múltiplos fundamentalistas.

VLID3

A VLID3 está sendo negociada hoje com um P/L de 12,60 e um P/VP de 1,61. A margem líquida é de 4,8% e o ROIC de 12%.

vlid3 fundamentos

O gráfico abaixo apresenta as receitas líquidas da Valid nos últimos anos. Notamos receitas consistentemente crescentes até o final de 2015. No ano de 2016 as receitas apresentaram leve queda mas devemos considerar o cenário de recessão instaurado no país.

vlid3 receitas

O gráfico abaixo apresenta os lucros líquidos da Valid nos últimos anos. A barra azul representa o lucro líquido no trimestre e a barra verde representa os proventos distribuídos. Notamos que o segundo trimestre de 2016 apresentou resultado negativo. Na teleconferência em 12 de agosto de 2016 foi informado o motivo: “Com relação ao lucro líquido, neste trimestre tivemos o impacto das provisões. Provisionamos R$34,4 milhões por conta da unificação de plantas que estamos fazendo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, sendo que R$5,6 milhões são relativos a benfeitorias que realizamos no prédio de Barueri ao longo do período de aluguel e que não significarão desembolso de caixa.”

vlid3 lucros

HGTX3

A HGTX3 está sendo negociada hoje com um P/L de 11,02 e um P/VP de 2,06. A margem líquida é de 14,9% e o ROIC de 18,5%.

hgtx3 fundamentos

O gráfico abaixo apresenta as receitas líquidas da Hering nos últimos anos. Notamos receitas consistentemente crescentes até o final de 2014. Nos últimos dois anos as receitas apresentaram leve queda mas devemos considerar o cenário de recessão instaurado no país.

hgtx3 receitas

O gráfico abaixo apresenta os lucros líquidos da Hering nos últimos anos.

hgtx3 lucros

TUPY3

A TUPY3 está sendo negociada hoje com um P/L de 50,25 e um P/VP de 0,79. A margem líquida é de 1,1% e o ROIC de 7,1%.

tupy3 fundamentos

O gráfico abaixo apresenta as receitas líquidas da Tupy nos últimos anos.

tupy3 receitas

O gráfico abaixo apresenta os lucros líquidos da Tupy nos últimos anos. Notamos que o segundo trimestre de 2016 apresentou resultado negativo. No press release foi informado o motivo: “Este resultado foi causado principalmente por itens sem efeito caixa, como imposto de renda diferido das operações no México oriundo da desvalorização do peso mexicano ante ao dólar (impacto de R$ 14,9 milhões), e da baixa contábil/resultado da venda de ativos (R$ 11,6 milhões).”

tupy3 lucros

Considerações Finais

É bom deixar claro que apenas usei o relatório da casa de recomendação como objeto de estudo. As empresas citadas neste artigo podem não ser as empresas sugeridas pelo relatório. No lugar ta Tupy poderíamos ter estudado a Metal Leve. No lugar da Hering poderíamos ter estudado a Grazziotin. No lugar da Valid poderíamos ter estudado a Cielo. Mas isto não importa, como objeto de estudo qualquer empresa pode ser escolhida.

Os resultados de lucros negativos da Tupy e da Valid podem assustar em um primeiro momento. Existe um mantra no mercado de que empresa boa é aquela que tem lucro consistente, isto é, lucros positivos e crescentes trimestre após trimestre. Outro mantra é que cotação segue lucro. Portanto, poderia me atrever a dizer que a queda das cotações nos últimos meses e a não recuperação até o momento tem a ver com uma desconfiança do mercado em relação aos próximos resultados. Devemos considerar também que estas duas empresas tem receitas influenciadas pela cotação do dólar, principalmente a Tupy. E como o dólar caiu muito nos últimos meses as cotações podem ter sido influenciadas.

O caso mais emblemático é o da Hering. Mesmo em um cenário recessivo e de baixo consumo, a queda nas receitas e lucros não foram muito elevadas. Porém, as cotações seguem em queda livre desde 2013. Ou seja, temos uma assimetria de mercado. Mas isto não me intriga muito, é sabido que o mercado costuma exagerar em certos movimentos, e geralmente os maiores exageros são detectados em movimentos de alta, portanto, pode não ser a queda que esteja exagerada e sim a alta anterior que levou a cotação da casa dos R$2,00 para patamares de R$48,00.

Vaca Bate Recorde Mundial

Uma vaca do Sul de Minas conquistou a marca de maior produção de leite na categoria “fêmea jovem” durante um torneiro em Passos (MG) e se tornou recordista mundial. O título foi conquistado na última semana. Mas não é pra menos, a Vincenza, como é chamada a vaca que vive na Fazenda São José do Can Can, em São José da Barra (MG), recebe tratamento especial.

vaca leiteira
Os cuidados com o animal são inúmeros: ela toma banho para se refrescar, recebe carinho e na baia onde ela vive, a limpeza é frequente, além da comida, que é sempre fresquinha, por isso, ela se destacou na 53ª Exposição de Passos. Segundo o preparador de animais de eventos, Aldo Sagio, a vaquinha é exigente.

“Ela que escolhe o que vai comer, tem dia que quer algo mais forte, tem dias que quer só salada. Ela é que manda na gente”

O resultado obtido pela vaca foi oficializado pela Associação Brasileira de Criadores de Gado Leiteiro. “Calculamos por ordenhas, então ela teve 10 ordenhas em intervalos de 8 horas cada, aí descartamos a maior e fizemos a média com as outras 9”, explicou o pecuarista e administrador da fazenda que Vincenza vive, Rodrigo Coelho.

Consultoria para Investimento em Ações

Value Investing é um modo ortodoxo de investir na bolsa de valores, sempre com o objetivo de longo prazo, através da análise fundamentalista das melhores empresas – aquelas capazes de atravessar as piores crises políticas e econômicas – as que justamente geram grandes oportunidades para os investidores conscientes que, entre outras qualidades, são disciplinados que exercitam a paciência.

As empresas mais sólidas do mercado financeiro operam em atividades perenes, pouco sujeitas à ação de concorrentes diretos e de revoluções tecnológicas. Elas trabalham com considerável margem de lucro, tendo gestão eficiente, crescimento gradual e constante. E o melhor: elas dividem parte de seus rendimentos com os acionistas minoritários, justamente na forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

Existem empresas que pagam dividendos uma vez ao ano. Outras empresas pagam dividendos semestrais ou trimestrais. Algumas pagam os dividendos mensalmente. Conforme o montante que se aplica na compra de ações, é possível obter retorno anual de 9, 12, e até 18% sobre capital investido. Um valor mínimo de referência para tal retorno seria de 6% no Dividend Yield.

Existem centenas de empresas listadas na bolsa de valores. Encontrar as melhores oportunidades de investimentos é uma tarefa complexa, diante da variação constante do mercado financeiro. Uma boa oportunidade de compra hoje poderá não ser interessante no dia seguinte. É preciso contar com fontes de informações confiáveis – e filtradas – para tomar a decisão correta.

Se você tem dificuldade e pouco conhecimento para escolher as boas ações da bolsa então poderá precisar de uma consultoria neste sentido. Poucas casas de consultoria em investimentos trabalham com o foco em Value Investing. A Suno Research nasceu para ser a principal referência neste segmento. Conheça gratuitamente os relatórios da Suno Research.

suno research recomendação

59 thoughts on “Vacas Leiteiras: Melhores Ações de Dividendos para 2017

  1. A Nova Era chegou Reply

    Enriquecendo estes comentários com uma frase do W. Buffet publicada no livro O Tao de Warren Buffet, “Com informações privilegiadas suficientes e US$1 milhão você pode ir à falência em um ano”.

  2. marcos pinheiro Reply

    Vacas Leiteiras: taesa, sanepar, copel, banrisul, todas com P/L abaixo de 10 e ótimas pagadoras de dividendos, com receitas consideráveis, temos ainda muito boa pagadora de dividendos: aes tiete, banestes, banco amazonia, e como grande aposta para 2017, se confirmar o balanço do 1 tri/2017, a ferbasa. Toda analise deve se levar em conta os anos anteriores e a regularidade no pagamento de dividendos, nunca pegar isoladamente os dados. O investidor deve ir montando sua carteira aos poucos e analisando com calma as ações, inclusive seus estatutos, sobre a questão dos dividendos. Algumas delas pagam no mínimo 50% do lucro. Com os dividendos recebidos os mesmos deverão ser reinvestidos em novas ações.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa indicações Marcos!

      Sobre os bancos Banestes e Amazônia, você tem em carteira? Como está a liquidez despes papéis?

  3. Gian Reply

    Opa…Assino o guiainvest por causa do fórum e das informações agrupadas das empresas, e tbm a palavra do estrategista, única q pra mim vale a pena pelo custo benefício. Aliás, se vc for dar bola pra tudo q eles te mandam, não sobra dinheiro pra investir..kkkkk

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      rs, verdade Gian, são tantas recomendações que falta dinheiro.
      Grande abraço!

  4. Henrique Reply

    Uó, excelente texto!!! Você não acha que, dentre as ações da Bolsa, não seria hora de aumentar posições em ações relacionadas a agroindústria (p. ex KEPL3, AGRO3), visto que nosso país sempre foi e será produtor de bens agrícolas?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Opa Henrique. Já estou posicionado na Kepler e na SLC, o país tem vocação para o agronegócio, mas estas empresas não estão apresentando lucros consistentes, por isto parei de aportar. Vamos ver se melhora.

    • Direito de Aposentado Reply

      Pedro Luiz Cerize cantou a bóla para a Empiricus, dizendo que algumas ações
      vão subir, 2000%, 3000% por cento em 20017, diante desta crise, dentre elas,
      ele disse que 5 Empresas, vão disparar, consegui levantar duas, a Lojas Americanas
      e o Banco do Brasil, alguem sabe as outras três?

    • Direito de Aposentado Reply

      Tem uma que vai disparar em mais de 1000% em 2017, a Empiricus cantou a bóla, eles sempre acertam..,uma dessas duas,diz ai qual?
      Qual Empresa lider no mercado brasileiro em transações eletronicas que perdeu um grande cliente, CardSystem ou Senior Solution?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      A Senior é empresa de software, não creio que seja ela. Pode ser a CARD3 mesmo, mas vai saber… rs

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Só digitei o código no Google e dei print-screen.

  5. Cesão Reply

    Qual critério você usou para comprar ( E MANTER ) a PDG 3 ?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Não mantive PDGR, já realizei lucro. Critério de análise gráfica apenas, a empresa não tem fundamentos.

  6. Anônimo Reply

    Caramba, você vende quando o lucro bate 100%. Eu com 30% já fico com dedo coçando.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Nem sempre né Anom, é um caso ou outro, rs

  7. viverdedividendos Reply

    Das três que vc citou só ponho a mão no fogo pela Hering

    • Lives Felix Reply

      Viver de dividendos…

      Lembro que você possuía ações da CCRO3. Qual sua visão sobre a empresa? Ajude-nos.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Mão no fogo? Não coloco para nenhuma delas!

  8. Maurício Veloso Queiroz Reply

    Uó, gostaria de colocar um pouco de tempero nesse debate:

    Fuja do “abacaxi” nos investimentos em ações: 10 lições de Aswath Damodaran
    http://antipoda.com.br/fuja-do-abacaxi-nos-investimentos-em-acoes/

    A sexta lição de Damodaran é a seguinte: “Tudo tem o seu preço”. No fim, ele ainda conclui: “Boas empresas nem sempre são bons investimentos”. Seria o caso, por exemplo, da ABEV3?

    Quanto a conselhos, particularmente, sigo a primeira lição do professor: “Quanto mais as coisas mudam, mais iguais ficam”. Não acredito que algum analista vá reinventar a roda, ou seja, os critérios para avaliação das empresas são objetivos e já bem conhecidos pelo mercado.

    Abraço!

  9. KB Investimentos Reply

    Uó,
    Legal você ter trazido a análise para discussão.
    Dentre essas três ações, na minha humilde opinião só a HGTX3 é boa ação. Sem dívida, alto ROE e margem líquida. Dividendos bons. Só não a considero muito barata no momento. Mas é uma ação ok.
    A VLID3, de fato, tem aumentado bem a receita líquida, mas isso não tem se convertido em aumentos dos lucros. A margem líquida caiu muito e a dívida só aumenta. Eu não compraria.
    A TUPY3 eu considero a pior delas. O lucro liquido foi negativo no segundo semestre de 2016 pelo evento não recorrente, mas o EBIT da empresa vem caindo a cada trimestre em 2016.
    Na demonstração contábil do terceiro trimestre vemos que a empresa quase não faz hedge cambial. A conta variação monetária e cambial líquida foi bem positiva em 2015, quando o dólar disparou. Quase um terço do lucro da empresa até o terceiro trimestre de 2015 veio do câmbio.
    Já em 2016 pagou quase R$ 30 mi na conta variação monetária e cambial líquida, o que é mais do que seu lucro líquido! O resultado do hedge é quase nulo (menos de 1 mi esse ano).
    Basicamente, comprar TUPY3 é comprar dólar!
    Essa história de comprar ação porque está tantos porcentos abaixo do topo histórico eu considero balela. Eletropaulo, para usar o exemplo clássico, está muito abaixo dos 39 reais que já atingiu, mas nem por isso alguém acha que vai voltar a esse preço.

    Abraço.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Opa KB!

      Belas ponderações, concordo principalmente com a última: “Essa história de comprar ação porque está tantos porcentos abaixo do topo histórico eu considero balela.” Vide OGX, rs

      A VLID3 e a TUPY3 já tinha em carteira antes mesmo de fazer esta análise. Já a HGTX3 resolvi comprar um pouco hoje, tipo uma alocação de estudo, rs. Vamos ver como se comporta.

      Grande abraço!

  10. IPV Reply

    Buenas, Uó! Bom post, eu também não tenho nada contra a tal casa de recomendações. Acho que o estilo de marketing deles choca um pouco os brasileiros, mas é bem comum nos Estados Unidos. A grande jogada deles é que massificaram os relatórios e com isso os tornaram acessíveis ao grande público. Agora, se a pessoa vai ganhar ou não dinheiro seguindo… não sei, mas que o sistema de negócio deles foi bem montado foi, e devem ganhar uma boa grana.

    Abraço e sucesso!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      É um modelo de negócios que tem dado frutos, Principalmente com uma publicidade massiva. Para mim não serve, mas tem muita gente que acha útil.

  11. Lives Felix Reply

    Dessa empresas, a TUPY3 não tem lucros crescentes, não sendo uma boa opção para uma carteira de ações de dividendos e de longo prazo. A HGTX3, embora possua dívidas zeradas e pague bons dividendos, apresenta queda considerável nas vendas.

    Resta a VLID3, empresa tão difícil de estudar, que o próprio Bastter diz que não sabe ele mesmo gosta da empresa. A vantagem é ser uma empresa de capital pulverizado, com expansão internacional. Por outro lado, é um setor com pouca proteção, com possibilidade de entrada de novos concorrentes fortes e atrelado à tecnologia.

    Gostaria da opinião de vocês sobre a VLID3.

      • Lives Felix

        Bastter tem sua contribuição, principalmente na questão de que sócio é ON e nos quesitos liquidez e governança.

        Contudo, é preciso evoluir e ir além.

        É preciso compreender as mentes do mercado nacional, a exemplo de Luiz Barsi Filho, Lírio Albino Parisotto e Victor Adler.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Estou comprado na VLID3, é uma das minhas maiores posições, só tenho isto a falar, rs

  12. Lives Felix Reply

    Uorren Bife,

    Outra ação que causa dúvida é a ETER3, empresa que demonstrou solidez ao longo dos anos e atualmente encontra-se em situação econômica complicada, uma vez que a diversificação provocou queda nas margens e o amianto está próximo de ser abolido do cenário nacional.

    Luiz Barsi Filho em entrevista antiga disse que a Eternit estava com a faca no pescoço e recentemente afirmou as dificuldades enfrentadas pela empresa (https://s3.amazonaws.com/suno-downloads/luiz-barsi-semana-14.pdf).

    Algo estranho ocorre em razão do aumento da participação acionária de Victor Adler de 6,70% para os atuais 11,00% (http://eternit.riweb.com.br/Show.aspx?IdMateria=EIE/Xebl2vicZOJF09RD2A==).

    Barsi mesmo diminuiu sua posição acionária e agora está aumentando novamente.

    Se a empresa está com dificuldades enormes, como esse investidores continuam com grandes participações?

    Ainda vale apena manter as ações da empresa?

      • Ábaco Líquido Post author

        O preço atual da ETER está levando em consideração todos estes fatores. Comprá-la agora é apostar em alguma melhora futura, por hora não há expectativas, mas também tenho ela em carteira. Difícil achar uma ação que não está na minha carteira, rs

  13. Anônimo Reply

    Mas o Mestre dos dividendos comentou ” quem entrou vai pegar faca subindo ” estão quem não entrou pode entrar pois o perigo e pegar faca caindo. kkkkkkk

    • Mestre dos Dividendos Reply

      Anon é exatamente ao contrario do que dizem por ai, já que o perigo esta em pegar faca subindo.

      Primeiro que seu retorno se da pelo preço pago, quanto mais barato pagar maior será seu retorno sobre lucro da empresa.

      Segundo que quanto mais sobe menos ações tende compra e menor será seu retorno em relação lucro da empresa.

      Terceiro qualquer noticia ruim ou queda no lucro etc faz com que ação desabe muito, principalmente por estar situado em uma região de topo histórico, Vide caso da ELPL e recentemente da CIELO + Ambev etc, neste aspecto seu preço médio fica travado na alta e se for vender tu tende a realizar prejuízo enorme na baixa.

      Quarto fator: Boa parte da literatura vendida como buy holder é americanizada ” A seita de comprar sempre mais caro só funciona para empresas e economias robustas” em empresas que tendem aumentar o lucro consistentemente ano após ano e para que isso ocorra de fato a empresa não depende só de sua expertise como de condições microeconomias e macroeconômicas.

      Quinto fator: Mercado sempre ira precificar lucro futuro elevando o preço da ação, caso este lucro não se materialize haverá correção no preço da ação.

      Sexto fator e o mais importante: Se for usar este filtro americanizada na economia tupiniquim não sobra nem 5 empresas para tu ser sócio e olhe lá ” quem diria que Cielo” Queridinha da bolsa iria ser tão surrada como atualmente.

      Resumindo governo senta uma lei que prejudica o setor como foi no caso da MP do bem nas elétricas e ” BUUm” sua carteira de dividendos explode do dia para noite e para piorar toda situação estava fazendo preço médio para cima vide caso de quem comprou ELPL aos 40 para receber dividendos gordos .

      Este conceito é conhecido como trabalhar com margem de segurança ” Embora seita bastteriana chame isto de fazer preço médio para baixo ‘ .

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Eu tô pegando esta faca caindo da Cielo, rs. Já AMBEV tá longe de ser uma faca caindo, infelizmente. Sobre esta questão de se comprar sempre mais caro, tem que se analisar com cuidado. Quem tem a filosofia de comprar só coisa que cai vai ficar fora de boas oportunidades, ou então vai comprar só uma micharia de papel no início da onda de alta. Lógico que comprar “barato” é muito bom, mas quem tem capacidade aqui para avaliar valuation de empresa? Eu não tenho. Vou na base do “feeling” pra não falar “achismo”. Portando, nem ao céu nem à terra. Tem hora que comprar “caro” também faz sentido.

      Abraço!

      • Mestre dos Dividendos

        Caso da ambev é simples UO mercado sempre traçou lucro futuro trazendo para valor presente ” embutindo premio de risco na ação ” caso lucro futuro fique estagnado esta ação não vai sair do lugar oscilando em cima de um eixo ou lateralizando na linguagem de analista gráfico.
        Ambev tem um lucro estacionado há muito tempo, para quem comprou nos últimos anos quase não viu ação sair do lugar, sendo que boa parte do mercado embute expectativas futuras no preço da ação.

        Nesta aspecto ação fica muito cara e com múltiplos esticados, no menor sinal de fumaça entra grande players na ponta vendedora ” Até começo deste ano bateu perto dos 16, quase sempre ação opera dentro deste eixo entre 16 até 19 com lucro líquido estacionado ” quando sai fumaça que lucro líquido vai ser reduzido a ação tende ser penalizada.

        Cielo é mesma coisa chegou bater quase 40 em meados de 2015 e atualmente esta pescando 24 com possibilidade de mais queda!

        Resumindo: O que mercado sabe já esta embutindo no preço da ação, temos de trabalhar com que o mercado não sabe.

        Ai entra papel do investidor profissional que vai fuçar até lixo para descobrir alguma informação, fazendo valuation, visitando fábricas, consultando indicadores setoriais etc.

        Sobre questão da construtora também peguei este BOOM , mas isso não se sustenta já que não existe fundamentos por de trás, apenas operar fluxo e quando bater no alvo ” Adeus”.

      • Ábaco Líquido Post author

        Pois é mestre, o preço desconta tudo.
        Obrigado pelas contribuições, foram muito ricas.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Isto, ação dobrou de preço já é candidata a venda. Pode continuar subindo? Pode, mas vai sem mim, rs

  14. Mestre dos Dividendos Reply

    Atualmente não existe nenhuma vaca leiteira como alardeado neste relatórios, fator mais importante para compras boas empresas não é lucro passado , mas sim lucro futuro.

    ex; Comprar uma empresa cotada 10 que não esta distribuindo dividendos por questões de queda de receita ” Nosso Mercado muitas vezes tende penalizar duramente cotação da empresa” neste momento seguindo todas premissas fundamentalista ” Fosso competitivo” ” Barreira de entrada” ” Margem líquida aceitável” ” Geração de caixa EBIT + EBIDA” e baixa alavancagem etc etc.

    Pode haver alguma oportunidade a se garimpar ” Neste caso recomenda-se conhecer muito bem o case de atuação da suposta empresa” , porem se quer receber renda vai de fundo imobiliários ” OBS: Atualmente já era quem entrou vai pegar faca subindo, eu particularmente estou fora! depois de ganhar mais de 40% nos últimos 2 anos já liquido de imposto de renda.

    Agora que todo mundo esta falando em comprar empresa de dividendos e Fundo imobiliario é a pior hora para se comprar ” Vide 2012″ quem opera grande nesse mercado opera ciclo ou seja precisa ter muito estudo de ciclos economicos ” Expansionismo, recessão e depressão e macroeconomia, contabilidade, Juros futuros, Política fiscal, geopolítica, Matemática financeira etc além do tempo para acompanhar nosso mercado.

    Agora que todo mundo vem entrando em renda variável, estou fazendo exatamente ao contrario estou entrando em renda fixa e dólar.

    Existe uma assimetria entre o profissional da área e o investidor amador , grandes fundos e bancos de investimentos vem se posicionando primeiro e captando toda esta alta insana, grandes player são responsáveis pelo boom market atual.

    Quando pequeno investidor entra na festa já é tarde, tubarões vão realizar pequenos lucros desovando todo estoque comprado na baixa ” A velha máxima: Quando todo mundo esta falando em renda variável é a pior hora para se investir, quem opera yield já esta posicionado há muitos anos.

    Para compensar todo este crescimento esperando pelo mercado, empresas tendem ter lucros fora da curva nos próximos anos , coisa que dificilmente vai acontecer ou seja bastaria qualquer noticia ruim na empresa para grandes players derrubarem todo mercado e deixarem o caçador de dividendos com uma picolé de chuchu na mão.

    Sinceramente quem lé este relatórios não sabe o que esta fazendo, pode se tornar forte candidato ingressar na extensa lista do cemitério do malandro ” Vide caçador de dividendos da elétricas no passado recente.

    Por exemplo agora só se fala em taesa, mas pequeno investidor amador não sabe avaliar uma empresa correntemente, apenas ao olhar múltiplos,

    Ex da taesa: RAP contratada tende passar por redução de até 50% na receita contrato até meados de 2018 ou seja dos quase 2 BI de receitas que empresa gera hoje, algo em torno em torno de 800 milhões será afetado com redução de boa parte concessões.

    O pequeno investidor compra pensando em yield 12% em meados de 2018 recebe se muito 6% tudo isso baseado em yield e payout.

    Tem muita coisa para se olhar e os grandes analistas de casa de investimentos não dizem a verdade ” simplesmente se foste tão fácil assim nego ia hipotecar a casa para jogar no mercado financeiro, apenas se trato de puro ‘Bullshit’

    Quem tem boa metodologia opera para si mesmo ou para grandes fundos internacionais recebendo milhões por anos e não fica dando dica quente de investimento em relatórios .

    Outra coisa é querer copiar metodologia do senhor barsi ” quando Barsi fala que uma ação esta barata é porque ele acabou de montar posição” ele já esta dentro há muito tempo e a manada que chega depois vai pegar toda alta para ele desovar uma parte em cima.

    Outra questão é o tal de operar com escala: Quem opera dividendos como barsi , parisotto etc opera em escala comprando milhões de ações em uma paulada.

    Quando ação sobe desovam uma parte em cima da manada ! Se compro um milhão ação sobe 20% já se foram 200 mil de lucro para o bolso e a outra parte mantém para receber dividendos ou tu acha que estes caras chegaram a casa do bilhões sem vender nada.

    Outra tática usada é fazer reserva de caixa em boom market espera uma crise para comprar grande quantidade de ações ou seja dificilmente tu vai ver estes caras comprando topo de mercado ” No topo eles vendem parte das ações acumuladas na baixa, fazendo caixa para o próximo ciclo de queda.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Fala Mestre!

      Onde eu assino este seu relatório? rs

      Também concordo que as nossas vacas leiteiras estão bem magrinhas ultimamente, tá faltando capim. Porém, mesmo com esta alta insana do mercado, ainda encontra-se algumas opções de compra. Só não vou falar aqui para não soar como recomendação, mas eu por exemplo tenho feito pelo menos uma compra de ação por semana.

      Também concordo que para quem está interessando em renda gorda a melhor opção sejam os FIIs, mas vai pegar bonde andando. Eu comprei muito FII no início de 2016, mais de metade do meu patrimônio está alocada em FIIs, agora só estou mesmo reinvestindo os dividendos. Minto, tenho comprado algumas vacâncias, mas também não vou valar aqui.

      Concordo também sobre a assimetria entre investidor pessoa física e gestor profissional. Os gestores tem muito mais conhecimentos para fazer boas escolhas, e olha que mesmo assim eles costumam errar. Os gestores não olham só os múltiplos fundamentalistas da empresas, coisa que qualquer um pode fazer, mas eles fazem estudo de campo, visitam as empresas, conversam com gestores, analisam os controladores, a conjuntura setorial, muitos ainda são ativistas a ponto de influenciar as decisões dos conselhos de administração. Nós somos meros especuladores, analisamos uma meia dúzia de indicadores fundamentalistas e nos sentimos “o especialista”. Ledo engano.

      Discordo do ponto que você fala que quando nós pequenos investidores entramos a festa já está acabando, acontece de entramos no início da esta também, mas por pura sorte, rs. Semana passada mesmo tive um lucro de 170% com PDGR3, pura sorte.

      Sobre a questão dos relatórios, discordo quando fala de “quem tem boa metodologia opera para si mesmo ou para grandes fundos internacionais recebendo milhões por anos e não fica dando dica quente de investimento em relatórios”. Nestas casas de recomendação tem muita gente boa sim, porém, o investidor tem três caminhos a seguir:

      1 – estudar e ele mesmo montar seu portfólio
      2 – assinar um relatório destes e ficar seguindo as recomendações
      3 – escolher um bom gestor e delegar a ele a tarefa de alocação dos ativos

      Sobre o Sr Barsi não vou falar nada, quem sou eu para colocar o mago na berlinda. Julgar as pessoas é algo que evito fazer.

      E finalmente, sim, todos os gestores profissionais fazem caixa. Aquela balela de que “preço não importa” é algo que só os inocentes acreditam. O mercado é eficiente no médio prazo mas no curto ele comete excessos. E são nesses excessos que os espertos conseguem bater o CDI. Há uma certa discussão hoje em dia sobre fazer alfa, gestores suam a camisa para fazerem alfa, imagina nós sardinhas, ou contamos com a sorte ou vamos ter que remar muito pra ir mais rápido que a correnteza.

      Abraço!

  15. Lives Felix Reply

    Uorren Bife,

    Nesses seus critérios a CCRO3 não seria uma vaca leiteira, considerando o endividamento? Contudo na empresa permanece entregando bons resultados a anos, como boa margem e ROE.

    Qual sua visão sobre a CCRO3 para uma carteira de dividendos e e longo prazo?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Rapaz, eu até tenho a CCR na minha carteira, mas tem muito tempo que não aporto nela. Vamos fazer um exercício juntos…

      1 – Tem boa geração de caixa?
      2 – Tem baixo endividamento?
      3 – Tem margens de lucros elevadas?
      4 – Tem boa previsibilidade de fluxos de caixa?
      5 – Tem barreiras de entrada no negócio?

      O ideal é encontrar empresas cuja resposta seja SIM para todas estas perguntas, não sei se é o caso da CCR.

      • Lives Felix

        Quanto à CCRO3, apenas o item 2 (tem baixo endividamento?) resta prejudicado, em razão da imensa dívida. Ocorre que a empresa está em um setor que exige alta alavancagem, razão pela qual resta muito difícil a análise.

        No mais, a ação da empresa cresceu uma enormidade desde 2002, mais de 4000%, superando grande quantidade das empresas da BM&FBovespa.

      • Ábaco Líquido Post author

        Felix, vou voltar a estudar esta empresa e este setor, por hora não tenho nada a falar.

      • Ábaco Líquido Post author

        haha, fala maluco, vou aproveitar esta alta pra desovar metade da carteira.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Tive esta empresa anos atrás, mas nesta semana vendi todas as minhas CGRA4 e estou com um dinheiro parado na corretora. Vou estudar o caso de recolocar a HGTX3 na minha carteira.

      • André Rezende Azevedo

        Também estou com HGTX3. Nunca aportei nas outras duas.

        Um comentário da Empiricus, Uó, é que eles montaram uma equipe enorme lá dentro e hoje cada analista pensa de um jeito. Não tem uma opinião da “Casa de Investimentos”. Toda essa análise fundamentalista que eles usam para encontrar as vacas, já foi ridicularizada inclusive por Felipe Miranda, em relatórios da Palavra do Estrategista, que eu assinei há quase dois anos numa promoção.

        É o único produto que comprei meio que por curiosidade, paguei muito barato. Os textos são bons. As sugestões de investimentos (principalmente o timing) nem tanto. Mas acho que, pelos textos, pela visão macro, vale a leitura (considerando que o valor desse relatório é muito baixo).

        Mas que eles estão abusando das propagandas a cada dia que passa, isso estão. Está chegando a ficar ridículo…

        Abraço!

      • Ábaco Líquido Post author

        Para investidores mais tarimbados como nós as propagandas parecem ridículas mesmo, mas para os iniciantes é como encontrar ouro. Enfim, até tenho curiosidade de ler estes relatórios, mas não pago não, rs

        Valeu André!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.