Mudança de Fase no Blog

Costumo dizer que o ciclo de vida de um site ou blog possui quatro fases. Fazendo um paralelo com a vida de um ser humano, que vai da fase de recém-nascido até a fase adulta, podemos dizer que um site ou blog passa pelas fases de recém-nascido, infância, juventude e finalmente a vida adulta, quando o mesmo alcançará a maturidade. Alguns poucos chegarão à “melhor idade” – que tempos atrás era chamada de velhice, mas como estamos na era do politicamente correto temos que ter cuidado com os termos utilizados.

O site Abacus Liquid já está na fase de estabilização há alguns meses. Porém, na semana passada, nosso novo site recém lançado, o WEB Informado, ao consolidar uma média de acessos superior a 1.000 visitas por dia, também alcançou a fase de estabilização deixando para trás a fase de visão/criação. E como são definidas estas fases e transições? Irei explicar…

web informado

Fases de Site ou Blog

Diferentemente das fases do ciclo de vida de um ser humano ou qualquer outro ser vivo, as fases de um site ou blog são delimitadas por marcos no número de acessos ou visitas e não em uma contagem cronológica de tempo de existência. Em outras palavras, os sites e blogs mudam de patamar na medida em que vão ficando em evidência na rede mundial. As fases deste ciclo de vida são:

Fase #1: Visão/Criação

Esta é a primeira fase do site ou blog. A partir de uma visão de inserção em um determinado nicho de mercado, é criado um projeto conceitual para implementação digital. Estudos são realizados para se determinar os pontos básicos de arquitetura como nome de domínio, local de hospedagem, plataforma de desenvolvimento, interface gráfica com usuário (templates, logotipos, tipologia…).

Após alguns testes iniciais, o site é colocado no ar com algum conteúdo inicial já implementado. Alguns usuários-chave são convidados para fornecerem as primeiras impressões sobre o site. Uma rede de relacionamento começa a ser desenhada utilizando aplicações de mídias sociais. As primeiras construções de back-links são realizadas em outros sites do mesmo nicho de atuação.

A transição desta fase para o próximo patamar ocorre quando a média diária de acessos ao site ou blog supera o valor 1.000 visitas. Ou seja, quando o blog passa a ter 1.000 visitas por dia de forma consistente estamos presenciando neste momento a passagem da fase de recém-nascido para a fase da infância, em termos formais: a passagem da fase de visão/criação para a fase de estabilização.

Fase #2: Estabilização

Na infância do blog, ou seja, na fase de estabilização, o site já tem um bom público e o seu tráfego de acessos está se consolidando. Alguns artigos de qualidade estão sendo evidenciados nas primeiras páginas de buscas dos search engines. Um post ou outro poderão estar nas posições top#3 dos buscadores. Um público fiel de leitores já começa a se formar.

Nesta fase o blog já supera as 1.000 visitas diárias. Com um tráfego orgânico crescente o número de visitas aumenta a cada dia. Novos leitores interessados nos seus artigos aparecem a cada semana. E a grande mudança ocorre quando seu site passa a contabilizar mais de 3.000 visitas por dia. Neste momento estamos presenciando a mudança para a fase de transição.

Fase #3: Transição

A criança cresceu. Seu site agora entrou na juventude. Está na hora de começar a pensar como gente grande e ir deixando as brincadeiras de lado. Tenho pouco a falar sobre esta fase, não cheguei lá ainda e não sei como funciona. De qualquer forma, é uma das fases mais longas e desafiadoras. Se o seu blog ou site chegou até aqui parabéns, passou por um severo funil.

A maior parte dos sites e blog sucumbem na fase de criação (a internet é hoje um verdadeiro cemitério de sites e blogs desativados) e os poucos que chegam na fase de estabilização costumam ficar por lá mesmo, ou seja, são crianças eternas. Mesmo que não estejam mais brincando, também não encontram motivação ou necessidade de mudar para a fase seguinte.

Mas alguns poucos, depois de anos e anos de postagens  intermináveis, de publicação descontrolada de vídeos toscos no Youtube, divulgação massiva de conteúdo no Facebook, Twitter e Google Plus, dentre outras artimanhas, alcançam a vida adulta: 9.000 visitas por dia. Sabia que atualmente há apenas 4 blogs da finansfera nesta fase? Veja quais são neste ranking.

Fase #4: Resolução

Estamos agora na fase de resolução, você se tornou um adulto e tem agora um site resoluto, maduro, visualizado por milhares de pessoas no país e no mundo. É referência no nicho onde atua. Já não tem mais tempo para responder comentários nos posts e a caixa postal vive lotada. Recebe convites semanais para parcerias e anúncios publicitários. Enfim, é um sucesso de audiência. Na finansfera ninguém chegou nesta fase e atualmente apenas 2 sites de finanças estão neste patamar, veja quais são neste ranking.

Fase #5: Mitizzare

Finalmente chegamos na última fase: seu blog alcançou a melhor idade. O número de visitas é superior a 90.000 visitas por dia. Você fatura 100 dólares diários só com AdSense, já pode se aposentar com esta renda passiva gerada, por isto dizemos que é a fase da melhor idade (aposentadoria, independência financeira, previdência). Seu blog simplesmente mitou! Daí o nome “mitizzare” que significa mitificação em italiano. A má notícia é que você nunca chegará neste patamar com um blog de finanças. Mas ainda há tempo, crie já um blog de humor e vá contar piadas na internet, fazer memes, ou se preferir vá jogar video-games a abra um canal tipo “gamer” no Youtube.

Estatísticas WEB Informado

Espero que você não tenha levado este post a sério. Se chegou até aqui peço desculpas por ter feito você desperdiçar preciosos minutos da sua curta vida neste mundo. Porém, não fiz este artigo com uma má intenção, pelo contrário, estou demonstrando como gerar conteúdo inútil que atrai a atenção do leitor e que no final das contas não agrega nada na vida do sujeito. E isto é o que mais tem por aí hoje em dia. A internet virou um lixão de informação. Um verdadeiro aterro de bytes sem utilidade nenhuma.

Não estou me excluindo desta estatística, até me esforço parta gerar conteúdo original e inédito mas é uma tarefa árdua. O que mais faço mesmo é reciclar informação. Menos mal, pelo menos não estou contribuindo para aumentar este lixão. Será?! De qualquer forma, o alerta foi dado, cuidado com o que consome por aí, pode estar ingerindo sardinha vencida pensando ser caviar enlatado.

Retornando ao assunto das 1.000 visitas por dia, que é de fato o tema deste post, demonstro abaixo os resultados alcançados no site WEB Informado (preciso fazer meu jabá e não desperdiçar a potencialidade deste artigo). Este site é na verdade um projeto experimental. Não queria utilizar o Abacus como local de testes e por isto criei o WEB Informado para colocar em prova as técnicas de construção de conteúdo que encontro por aí (coisas de SEO).

estatisticas blogweb dia

Os resultados são surpreendentes, chegando a superar o Abacus em alguns dias. Lembrando que o WEB Informando não tem nem dois meses de funcionamento e o Abacus já vai completar seis meses. Esqueça técnicas antigas e manjadas. Fazer um post por dia? Esqueça. Criar posts repletos de palavas-chave? Esqueça. Os algorítimos de buscas dos search engines já são inteligentes o suficiente para detectar artimanhas de SEO. Você pode inclusive perder pontos de ranqueamento com técnicas duvidáveis. O que de fato importa agora é a experiência do leitor, ou seja, conteúdo de qualidade rules!

estatisticas blog web semana

Segredos da Audiência

Termino este post deixando uma das melhores palestras sobre o tema que já encontrei nas minhas andanças pelos canais dos Youtubers. Não é propaganda, não estou vendendo nada, mas faço questão de compartilhar conteúdo de qualidade. Para quem tem interesse em dar um up no site ou blog é uma boa recomendação.

O Samuel Pereira é um mineirinho aqui de BH que se tornou um dos maiores especialistas do Brasil em tráfego para sites e blogs. Ele tem um projeto chamado Segredos da Audiência onde trata de vários temas relacionados a técnicas de otimização de sites. Pelo que pude constatar, o faturamento anual da sua empresa já é superior ao milhão. Só de domínios registrados o valor chega perto dos dois milhões de reais – sim, investir em domínio é um filão, quem sabe fazer consegue gerar rendimentos superiores a 10% ao mês. Claro, ele vende cursos e serviços também, não é bobo pois a expertise adquirida tem alto valor agregado, porém, encontra-se material de altíssima qualidade nos vídeos já liberados. Fica a dica.

suno research recomendação

23 comentários em “Mudança de Fase no Blog

  1. Stifler Pobre Responder

    Só as visitas contabilizam para o Adsense? Eu vi no facebook páginas que anunciam empregos e direcionam para sites nada a ver, cheio de propagandas, claro que os anúncios de vagas são falsos, ai eu comentei em alguns posts sobre uma vaga de emprego e coloquei meu blog com uma url encurtada, acabei de fazer o teste, em menos de 10 minutos quase 200 visualizações !!! Vou fazer um post sobre isso depois !!! Por isso que o facebook é cheio de links falsos, as pessoas clicam na inocência, para a alegria dos donos dos sites !! rsrs

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Contabiliza duas coisas: número de exibições dos anúncios e cliques neles.
      Rapaz, tem site por aí que só tem anúncio, mas com o tempo o Google bloqueia, basta denunciar.

  2. Anônimo Responder

    Uó, por que você não coloca o seu preço alvo no radar de ações?

  3. Lorde das Moedas Responder

    Parabéns Uó!
    Eu e os oito acessos diários que recebo no blog ficamos intimidados com sua magnificência, kkkkkkkkkkkkkkk.
    Sucesso parceiro!
    []’s.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Valeu Lord! Mas estou “revelando” os segredos da audiência, se liga, rs

  4. dimarcinho Responder

    Fala, Uó,

    Interessantes essas dicas de crescimento de um site.

    Vi outro dia vc dando dicas de design, acho que foi pro Viver de Construção e achei tudo muito diferente para mim. Já fui webdesigner e webdeveloper uma época da vida e, sinceramente, acho os designs de hoje horrosos. Talvez eu possa estar ultrapassado. Mas a verdade é que acho a interação com estes estilos novos péssimas. Sites com fontes grandes, difíceis de ler, propagandas atravancadas pelo meio dos textos, tem horas que não dá nem pra saber se um texto terminou ou não pq posicionam a propaganda num ponto tão ruim do texto que fica difícil saber. Ou seja, precisa ficar caçando o texto!

    Interessante na época da portabilidade e da interatividade, termos interfaces tão pobres para o usuário com esses novos designs.

    Agora, o mais interessante mesmo, foi vc ter postado esse vídeo de um cara com boas dicas, mas o vídeo mesmo em si só tem 4k de visualizações… um pouco estranho pra quem vende como fazer subir visualizações, não acha? rsrsrs

    []s!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Quando criança detestava ver filme em TV aberta pois tinha aquelas propagandas no meio, só depois de muitos anos percebi que eram aquelas empresas que pagavam o filme. Alguém tem que pagar a conta. Mas concordo que alguns sites exageram na dose, mas aí o leitor não volta mais. Eu tenho muito cuidado com isto, mesmo que só agora estou começando a rentabilizar o site, para pelo menos pagar os servidores, mas ainda penso que o que sustenta isto aqui são os leitores. Inclusive, se este primeiro pagamento do AdSense sair mesmo, vou distribuir para os leitores, é uma forma de retribuir o a audiência, rs.

      Ah, realmente tá faltando audiência no canal do Samuel, mas tenho certeza que ele nãos e preocupou com isto ainda, rs. O cara tá faturando alto, até Infomoney tá comprando os serviços dele. Tudo pela audiência.

      Abraço!

  5. anorbim Responder

    O problema é quando o cara embala o produto dele com o rótulo de ” o segredo da …” cheira a marketing barato.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      A propaganda é a alma do negócio, rs. Mas não sei falar se é apenas marketing, não testei o produto, contudo, o material free é muito bom.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Por enquanto é virtual, não vi a cor do dinheiro. rs

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Faltou colocar no post o mais importante… o faturamento… rs

      faturamento adsense

      Lembrando que o AdSense começou a funcionar nos dois sites na primeira semana deste ano. Ainda não fiz nenhum saque mas está perto. Desde a época do antigo Blog’Uó que tento colocar isto para funcionar, tenho trabalhado de graça todos estes anos, mas acho que agora vai, rs.

      • mvelosoqueiroz

        O meu também não vai… coloquei o widget, mas não aprovam.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Costuma demorar um pouco para sites novos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.